O aplicativo Uber EATS é um dos maiores concorrentes do iFood e do SpoonRocket, e já são mais de 10 milhões de downloads no Google Play. Sem dúvida uma ótima opção de alimentação para quem não quer sair de casa. Mas é também uma forma de ter renda extra, ser entregador pela Uber EATS.
Os requisitos para ser entregador pela Uber EATS são bastante simples, tanto mais que o entregador pode fazer o serviço de carro, moto ou até mesmo bicicleta. Veja as exigências para cada categoria.
Para a entrega de carro e moto bastam o CRLV válido e a CNH definitiva com observação “Exerce Atividade Remunerada”. Isso já supõe que a pessoa é maior de idade, item que precisa ser comprovado para quem pretende fazer a entrega de bicicleta, através do RG ou também CNH.
O cadastro é feito na própria página da empresa, basta o preenchimento de algumas informações (endereço de e-mail, nome completo, telefone) criar um usuário e aceitar os termos. Em seguida, enviar foto dos documentos pessoais (CNH ou RG) e o CRLV (caso pretenda prestar o serviço com carro ou moto).
Finalizada essa parte do cadastro é só confirmar e aguardar que a empresa faça a análise do cadastro, o que pode levar até 10 dias úteis.
Isso vai depender um pouco de cada situação, mas em princípio o que mais compensa é fazer a entrega de motocicleta. Ela é mais fácil de estacionar do que o carro e também gasta bem menos combustível. Por outro lado, ela pode ir mais longe e bem mais rápido do que a bicicleta, e por isso permite um número maior de entregas, aumentando o rendimento.
Mas também pode ser interessante a entrega feita de carro, desde que não constitua a principal fonte de renda do motorista, mas sim um serviço extra que ele faz entre uma corrida e outra de passageiros, apenas par alcançar a meta diária mais rápido.
Ainda assim, dependendo da região a que se atenda, a entrega feita de bicicleta pode ser mais vantajosa, já que o entregador não gasta praticamente nada com seu meio de transporte. Mas só vai funcionar bem para lugares que tenha grande número de pedidos numa curta distância.
Embora seja possível e permitido pela empresa que a entrega seja feita de carro, ela trará alguns inconveniente. Entre eles está a dificuldade de estacionar que o mais das vezes acontece, especialmente em grandes cidades. Isso fará com que o motorista acabe parando em local proibido para não perder tempo e a chance de levar uma multa aumenta bastante.
Além disso, o consumo de combustível é muito grande em relação ao de uma motocicleta. Um carro faz, na melhor das hipóteses 15 km/l, enquanto uma motocicleta pode fazer até 40 km/l como é o caso da Honda PCX. Mas, como dissemos acima, se essa entrega for apenas um adicional pode acabar compensando para reduzir a jornada de trabalho.
Uma das principais vantagens de ser um entregador pela Uber EATS é que você trabalha a hora que quiser, sem ficar preso a um único estabelecimento. Isso também é vantajoso para o próprio estabelecimento, que ao invés de manter entregadores desocupados se utiliza do serviço da Uber para realizar suas entregas.
Isso sem falar na possibilidade do entregador escolher seu próprio veículo, o qual não precisa nem estar no seu nome – pode ser inclusive alugado – e pode variar de acordo com a necessidade de cada dia.