buscar

Twitter vai mudar de nome e agora será chamada de X

A ideia de uma super rede social que reúne vários serviços em um app só não é nova na cabeça de Elon Musk, alias a ideia é bem parecida com a de um app que é sucesso na China, o WeChat. Agora parece que esse processo que já estava em andamento ganhou mais força na empresa do bilionário pela chegada do concorrente Threads, de Mark Zuckerberg.
Publicado em Tecnologia dia 23/07/2023 por Alan Corrêa

A ideia de uma super rede social chamada “X” no lugar do Twitter que reúne vários serviços em um app só não é nova na cabeça de Elon Musk, alias a ideia é bem parecida com a de um app que é sucesso na China, o WeChat. Agora parece que esse processo que já estava em andamento ganhou mais força na empresa do bilionário pela chegada do concorrente Threads, de Mark Zuckerberg.

Neste domingo, 23 de julho, o bilionário Elon Musk surpreendeu o mundo ao anunciar que o Twitter passará por uma transformação drástica e mudará seu nome para “X”. Com essa alteração, os usuários terão que se despedir até mesmo do icônico pássaro que representava a rede social, dando lugar ao novo logotipo com a vigésima quarta letra do alfabeto romano.

A mudança irá revolucionar completamente a identidade visual da plataforma, substituindo o emblemático azul por um elegante preto. Musk conduziu uma enquete em seu próprio perfil, perguntando aos seguidores se preferiam a cor preta ou branca, sendo a primeira opção a vencedora.

Bilionário Elon Musk Anuncia Mudança Radical do Twitter que Agora se Chamará “X”

“Em breve, diremos adeus à marca Twitter e, aos poucos, a todos os passarinhos”, escreveu o proprietário da plataforma durante a madrugada de domingo, no horário de Brasília.

Próximo das 15h, no fuso horário brasileiro, Musk anunciou que o domínio www.x.com já está redirecionando automaticamente para o Twitter e que o novo logotipo será revelado ainda hoje.

O magnata também fixou em seu perfil do Twitter um breve vídeo com a letra X, apresentando vários efeitos de partículas, sugerindo que essa poderia ser a nova identidade visual da plataforma.

Novo Super App

Ao renomear o Twitter para X, Elon Musk revisitou uma ideia própria do final dos anos 90. Naquela época, ele fundou, juntamente com seu mentor de negócios, Greg Kouri, um banco online chamado X.com, que posteriormente se fundiu ao PayPal.

Musk não revelou muitos detalhes sobre sua decisão, assim como tem sido desde que adquiriu a rede social no final do ano passado. No entanto, essa mudança certamente faz parte de seu plano para criar um super app.

Antes mesmo de finalizar a aquisição do Twitter, ele já havia comunicado sua intenção de desenvolver uma plataforma que permitisse aos usuários assistir a vídeos, fazer compras online, enviar mensagens e muito mais.

Elon Musk tem como inspiração o WeChat, um super app chinês com mais de 1 bilhão de usuários. Desenvolvido pela Tencent, o programa reúne em um único local pagamentos digitais, compras, streaming, mídia social, serviços de transporte e muito mais.

Os novos planos de Elon Musk para o Twitter, ou melhor, X, também têm como objetivo aliviar a situação financeira da empresa. O empresário já admitiu em várias ocasiões que a companhia corre o risco de fechar devido a dívidas e à perda de 50% dos anunciantes.

*Com informações do Twitter.