Traçar rota com Google Maps ao vivo

O aplicativo do Google Maps para celulares com sistemas Android e iOS permite ao usuário baixar áreas dos mapas para visualização offline, recurso poderá ser útil economizando dados 3G/4G oferecendo boa experiência. Em vários pontos ele é parecido com o Waze, mas se destaca na quantidade de recursos, principalmente nas ferramentas para quem vai de transporte público.

Tecnologia
6 meses atrás
Traçar rota com Google Maps ao vivo
Traçar rota com Google Maps ao vivo (foto: reprodução)

Baixar Google Maps

É um aplicativo bem completo e útil que segue disponível para celulares e tablets, o aplicativo oficial do Google Maps traz várias informações para motoristas, copilotos ou quem irá utilizar o transporte público, com ele é possível acompanhar o mapa ao vivo através do GPS, além de ter informações importantes como horários de pico, como está o percurso que fará até seu destino e estabelecimentos na região, incluindo a distância entre cidades.

Compartilhando a sua localização em tempo real com o Google Maps

É possível compartilhar a localização em tempo real pelo Android ou iOS:

  • Adicione o Gmail na sua lista de contatos do Google;
  • Faça o seu login em seu app e toque no menu de três listras;
  • Acesse “Compartilhamento de local” e, depois, “Adicionar pessoas”;
  • É possivel definir por quanto tempo a localização estará disponível, em seguida pressione “Selecionar pessoas”;
  • Escolha o contato e compartilhe.

Em caso de que a pessoa com quem precisa compartilhar esta localização não esteja em seus contatos, poderá criar um link manualmente:

  • “Compartilhamento de local”
  • “Adicionar pessoas”
  • “Mais”
  • “Copiar para a área de transferência” ou “Copiar” (no iOS)

Envie para a pessoa por SMS, por email ou Whatsapp.

É possível fazer reservas em restaurantes usando a ferramenta

Basta buscar o estabelecimento, clicar no botão “Encontrar uma mesa”. Ele aparece junto às informações do local. Em seguida, escolha a data, horário e forneça suas informações para contato (e-mail e telefone). A ferramenta funciona em parceria com o Restorando e já está disponível pelos restaurantes, segundo a companhia.

A proposta é ser mais relevante ao usuário

Mais relevância e destacar melhor as informações úteis. Estas mudanças tem a proposta de acontecer tanto nos aplicativos quanto na interface web da plataforma, chegará a todos os usuários aos poucos. O foco é para o trabalho aprimorado com situações em tempo real (como o fechamento de uma rua para obras/acidente, eventos nas proximidades, para alertar o usuário de que uma determinada região precisará ser evitada por grande concentração de pessoas ou possível tumulto.

Integração com vários serviços do Google

Google Maps oferece integração com a sua agenda quando o app estiver conectado, quando aberto, ele trará os compromissos da sua agenda.

Criando Listas

Sua relação será mais interativa com comércios e lugares que escolher, ou seja, ganhará mais tempo quando for procurar por estes locais, sem precisar digitar o endereço completo toda vez que quiser encontrá-lo, é só acessar sua lista personalizada e fazer sua escolha.

Conheça Marte e além via Google

Quem diria que seria possível vermos, nós mesmos, ou até visitarmos virtualmente outros planetas? Pois é, uma novidade incrível oferecida pelo aplicativo que recebeu aperfeiçoamento, planetas do sistema solar, ai vamos nós! Preparem-se satélites de Saturno e de Júpiter, veremos todas as fotos.

O app mostra onde você estacionou

Para usuários Android, é só selecionar “Salvar local de estacionamento” para adicionar a localização no mapa, verá uma identificação imediatamente no próprio mapa que mostra onde você parou seu veículo. Para iOS, é similar, é só tocar no ponto azul e, em seguida “Definir como local de estacionamento”, pronto – adicionou o local no próprio mapa. Depois é só tocar o ícone para abrir o painel e até compartilhar entre amigos, ver as fotos da área, etc.

Ouvir as rotas por voz

Abra o aplicativo do Google Maps, durante a navegação até um lugar, você pode ouvir as instruções por voz. Infelizmente, a opção não está disponível para rotas em transporte público.
Mas poderá ver informações do trânsito, opções de transporte coletivo e lugares de interesse pela redondeza em segundos. Para ver o mapa pelo seu ponto de vista é só tocar na bússola. Adicione atalhos para ver a rota ou um lugar no qual frequenta (casa ou trabalho).

Chegue ao ponto de ônibus mais próximo

Procurar por pequenos ícones azuis de ônibus no mapa após abrir seu aplicativo (são pontos de ônibus), quando encontrar um, toque nele, um alfinete ficará no local, e trará informações úteis como as linhas de ônibus passam por ali.

Quando descer do transporte público

Basta fazer uma busca por uma rota de ônibus, trem ou metrô, em seguida selecione o seu trajeto. Inicie, no canto direito – inferior da tela, instruções serão enviadas indicando o que precisará fazer (andar até um lugar, pegar o transporte e ser informado sobre a hora de sair do coletivo usado).

Como usar o Google Maps offline

Deve estar se perguntando em como acessar a função offline do Google Maps, é simples. Acesse “Seus lugares”, no menu, lá tem a opção “Área off-line”. Poderá fazer o download de uma área ao pesquisar ou acessar “Áreas Off-line” no menu do Google Maps e tocar no botão “+”.

Como usar o street view

Google disponibiliza aos usuários um recurso de geolocalização, podendo visualizar endereços desejados por maio de imagens capturadas anteriormente por carros, bicicletas, aviões ou mochilas. Este recurso pode ser acessado gratuitamente através do seu celular com sistema Android, já vem integrado à tecnologia. Atenção, pois o recurso pode passar batido se você não tem o costuma usá-lo. Para o serviço no Maps é só digitar o endereço desejado e encontra-lo na pesquisa do aplicativo, aparecerá identificando a localização no mapa o símbolo em vermelho do Street View.

Como ter acesso ao widget

Primeiramente um widget, para quem ainda não está familiarizado com o termo, é um componente que pode ser usado em celulares, computadores, tablets ou aparelhos compatíveis que tem o poder de simplificar o acesso a um programa ou sistema, que operam a partir de janelas, ícones, menus, botões, barras de rolagem ou outras funcionalidades. O widget de “Rotas” é disponível em Português (Brasil) e para acessá-lo basta, procurar por “Rotas” e arrastá-lo à tela inicial. A configuração do atalho é simples, escolha o destino final e dê um nome ao seu atalho. É possível iniciar a navegação imediatamente e evitando balsas, rodovias e/ou pedágios.

Economize bateria do seu celular quando usá-lo

Não é novidade que apesar da utilidade, qualquer aplicativo de uso de internet devora a bateria de qualquer que seja o Smartphone, tablet ou afins, ele fica atualizando muitas vezes consumindo além da bateria – os dados. Então as dicas para garantir uma utilização sustentável do seu equipamento além de ter um carregador e cabos disponíveis são:

  • Limitar a configuração de local (assim, o download é feito sem ficar rodando ininterruptamente garantindo maior eficiência, ainda que em segundo plano)
  • Evitar a tela acesa (a luminosidade do seu equipamento pode consumir de maneira brutal a bateria, então vale a pena dar uma equilibrada para não ficar sem)
  • Quando não estiver usando e precisar conter a energia sobre qualquer custo, coloque em modo avião (realmente funciona pois para toda a transmissão de dados economizando grandemente sua bateria).

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?