Ecologia
3 meses atrás

Sustentabilidade e meio ambiente precisam de uma definição no Brasil

Sustentabilidade e meio ambiente precisam de uma definição no Brasil

Os primeiros exemplos de sustentabilidade no Brasil estão começando a aparecer, após anos do trabalho para a proteção do meio ambiente, os primeiros frutos já são visíveis, pelo menos na educação das pessoas, ainda é cedo para sentirmos, mas o futuro promete ser verde e limpo.

Resumo: o que é sustentabilidade

O termo “sustentabilidade” está na moda, isso é muito bom, porém muitas pessoas não tem a menor ideia do que essa palavra realmente significa.

O humano inevitavelmente precisa fazer a exploração de áreas para sua agricultura e pecuária, além disso ele também precisa usar os recursos planetários, como a água e o petróleo.

Para tratar sua vida de forma sustentável, a sociedade precisa usar os recursos de forma mais consciente, os renováveis com mais carinho e atenção, como é o exemplo da água e os não-renováveis, deve substituir por meios alternativos que sejam renováveis, como é o caso da troca dos combustíveis fósseis como a gasolina por carros elétricos, que além de sarem uma energia renovável, também poluem menos o meio ambiente.

O termo “sustentável” provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”. O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo, de 5 a 16 de junho de 1972.

Sustentabilidade ambiental

O cuidado e proteção do meio ambiente, especialmente quando se trata de mudanças que afetarão nossas vidas em longo prazo, chegando a beneficiar ou prejudicar as próximas gerações. Afinal de contas, nossas atitudes tomadas hoje em relação ao meio ambiente terão consequências com o passar dos anos, ou seja, você poderá ser o herói ou vilão da natureza que seus netos irão ter.

A sustentabilidade como parte da estratégia das organizações deve ser adotada em todas as áreas, tanto empresariais quanto governamentais. O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com o da responsabilidade social das organizações.

Sustentabilidade no Brasil

Como um dos maiores países verdes do mundo e abrigando em suas terras milhares de exemplares únicos de fauna e flora, o Brasil tem a obrigação com toda a humanidade de cuidar da preservação do meio ambiente, com melhores programas para as grandes e pequenas reservas.

Os profissionais no Brasil devem buscar um caminho diferente do adotado na maior parte do mundo, com o empreendedorismo sustentável é possível gerar riquezas sem acabar com a natureza.

Muitos desafios precisam ser encarados nesta jornada, como é o caso do Pantanal, maior planície alagável do planeta, reconhecido pelo UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, o local precisa do desenvolvimento, mas mantendo a proteção para este paraíso ecológico. Este é só um exemplo em meio a diversos outros desafios encarados na proteção ambiental no Brasil.

Deixe seu comentário

Conheça mais o Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais