Supercompressor: Como funciona o supercharger

Um turbo-compressor tem a função de injetar ar dentro do motor, e quanto mais ar mais combustível entra em ação causando uma explosão maior e assim gera mais torque e potência.
Publicado em Carros dia 13/05/2020 por Alan Corrêa

Primeiramente, um supercharger é um compressor mecânico que tem a mesma função do turbocompressor, mas trabalha de um modo totalmente diferente.

Um turbo-compressor tem a função de injetar ar dentro do motor, e quanto mais ar mais combustível entra em ação causando uma explosão maior e assim gera mais torque e potência.

Diferença entre turbocompressor e supercharger

Mesma tendo a função igual, um turbocompressor e um supercharger tem modos distintos de funcionar. O turbocompressor, como o próprio nome já diz, tem a parte do tubo, que a parte da turbina, e do compressor.

A parte da turbina recebem os gases que entram pelo protetor de escape. Quando esses gases entra na turbina fazem girar o motor dessa turbina e consequentemente girar o motor do compressor. O compressor por sua vez, vai capturar o ar atmosférico e pressurizar para admissão do motor, ou seja, o que faz o turbocompressor funcionar é a parte da turbina, mais precisamente os gases do escape.

Já o supercharger é formado somente por um compressor, e o que faz ele funcionar é uma polia, que vai estar ligada a correa que também vai estar ligada numa polia no eixo do virabrequim. Assim que liga o carro o supercharger já vai estar girando e trazendo rendimento a mais para o motor.

Ponto positivo e negativo

O turbocompressor tende a não ter uma eficiência muito boa em baixa rotação, é preciso muito fluxo de gases para girar o motor do compressor. Por outro lado, o supercharger funciona no momento que liga o carro, trabalhando com volume fixo. Portanto, o supercharger é muito mais fácil em questão de eficiência do que o turbo compressor. No entanto, o supercharger acaba roubando um pouco o rendimento do motor.

Tipo de supercharger

Existem praticamente 3 tipos de supercharger, sendo o mais eficiente o tipo parafuso. O primeiro tipo é o centrífugo, que usa o mesmo conceito do turbocompressor, só que somente usa a parte do compressor e uma polia.

O outro tipo é o Roods, esse é o menos eficiente, funciona basicamente por bombeamento, o ar entra e os rotores giram no sentido para fora da carcaça, são quatro pares, ou seja, eles puxam o ar e empurra o ar contra a carcaça pelo lado de fora para cada um dos lados.

Já o tipo parafuso possui dois rotores diferentes, chamados como macho e fêmea, que se encaixam perfeitamente bem deixando o mínimo de espaço possível. Esses dois rotores vão girando e empurrando e ar pela parte central do supercharger, sem acontecer o bombeamento, assim ele se torna bem mais preciso.

O supercharger tipo parafuso é o mais silencioso e esquenta bem menos, e automaticamente com o ar mais frio tem mais vantagem de funcionamento para o motor.