A primeira tentativa de voo orbital da nave Starship da SpaceX, que é considerada a mais poderosa da história devido à sua grande capacidade de transporte de pessoas e cargas, foi adiada nesta segunda-feira (17) pela empresa do bilionário Elon Musk. Este lançamento de teste, que não teria tripulação, foi reagendado para mais tarde nesta semana.
Durante uma transmissão ao vivo nos minutos finais da contagem regressiva, a empresa espacial informou sobre o cancelamento do voo por pelo menos dois dias, citando um problema de pressurização no propulsor do foguete de estágio inferior.
“Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, publicou Elon Musk, dono da SpaceX.
Inicialmente programado para acontecer na base da SpaceX em Boca Chica, localizada no Sul do Texas, o lançamento da nave Starship tinha como destino o Oceano Pacífico, próximo à costa do Havaí.
A Starship foi concebida para viabilizar futuras expedições à Lua e a Marte. A nave já foi selecionada pela NASA, a agência espacial americana, para transportar astronautas em sua missão Artemis 3, que tem previsão de acontecer no final de 2025 e objetiva o retorno de humanos à superfície lunar.
Este seria o primeiro voo completo da nave Starship em sua configuração definitiva, incluindo o primeiro estágio, conhecido como propulsor Super Heavy.
*Com informações do G1.