A partir do segundo semestre deste ano, as 5,3 mil escolas estaduais do Governo de São Paulo implementarão uma iniciativa pioneira ao extinguir o uso de copos de plástico comum. Em seu lugar, serão distribuídos aproximadamente 400 milhões de copos biodegradáveis em toda a rede, em um investimento de cerca de R$ 19 milhões, conforme anunciado pela Secretaria Estadual da Educação.
Os novos copos serão feitos de polipropileno biodegradável e fabricados de acordo com as regulamentações da Agência Nacional da Vigilância Sanitária. Eles são livres de deformações, furos, bordas afiadas e sujidades, garantindo a segurança e a qualidade do material utilizado.

Essa medida vem em consonância com o 50⁰ Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 para conscientizar a sociedade sobre o uso responsável dos recursos naturais e promover discussões sobre os impactos causados ao meio ambiente. Neste ano, o lema das discussões é “#CombataAPoluiçãoPlástica”.
Além da substituição dos copos, a Secretaria da Educação também planeja adotar materiais escolares biodegradáveis, como régua e transferidor, a partir de 2024. Essa iniciativa visa promover práticas mais sustentáveis nas escolas e incentivar os alunos a refletirem sobre a importância da preservação ambiental desde cedo.
*Com informações do Gov-SP.
