Sistema financeiro aberto: conheça o open banking..

Publicado em 28/11/2021 por Alan Corrêa

Você já ouviu falar no open banking? Não? Aqui vamos explicar o que ele é e como ele funciona, já que neste momento, ele virou uma ferramenta que é utilizada no mundo todo.

O open banking veio para revolucionar o mundo financeiro, e melhorar ainda mais o relacionamento da instituição financeira com o cliente. Assim, é possível oferecer mais produtos e serviços para cada tipo de pessoa.

Atualmente, as formas de negociações financeiras, comunicações e relacionamentos de clientes, estão cada vez mais acessíveis, e com isso, um grande leque de oportunidades é aberto. Vamos conhecer o sistema financeiro aberto.

Afinal, o que é o Open Banking?

Banco aberto, ou sistema bancário aberto ou partilhamento de dados bancários pessoais, é um termo da área de serviços financeiros, que é parte da tecnologia financeira, relativo a um conjunto de regras sobre o uso e compartilhamento de dados e informações financeiras entre instituições

O Open Banking é uma nova ferramenta desenvolvida para facilitar o oferecimento de serviços e produtos de uma instituição financeira, para o cliente.

Portanto, o cliente consegue exportar os seus dados com bancos e instituições financeiras de modo mais otimizado e rápido, e com isso, ter mais opções de ofertas no mercado financeiro.

Da mesma forma que esse novo sistema traz uma autonomia ao cliente, ele também traz uma busca de dados e comunicação facilitada entre as instituições financeiras. Então agora, elas conseguem ter acesso ao seu histórico financeiro de modo rápido e prático.

Como funciona esse sistema na prática?

O banco aberto, como um conceito, poderia ser considerado uma subespécie do conceito de inovação aberta, um termo promovido por Henrico Chesbrough. Ele está ligado a mudanças nas atitudes em relação à questão da propriedade de dados, tratada por regulamentos, como o R.G.P.D., e conceitos como o movimento Dados Abertos.

Apesar da definição ser bem clara, às vezes restam algumas dúvidas na cabeça das pessoas, como a própria funcionalidade dessa ferramenta, por exemplo. Então vamos lá entender tudo.

Com o Open Banking, é possível que as instituições financeiras pesquisem sobre o seu histórico, então quais créditos você já utilizou, se você paga as contas em dia ou não, se você já investiu entre outras informações.

Então, se você escolher migrar do banco A para o C, não precisará “começar” sua vida financeira do zero, já que a nova instituição já terá todas as suas informações detalhadas.

Dessa forma, quando você precisar buscar por um investimento ou por um crédito, o mercado financeiro estará ainda mais amplo, por exemplo: Quando você tinha um cadastro antigo em apenas um banco, todas as solicitações de crédito e outros produtos eram limitados, pois só era oferecido pela própria instituição. Pense que agora você tem um leque de ofertas, então os bancos A, B, C, D e E, irão te oferecer o que você está buscando, e nessa hora você avaliará o produto que mais te agradou.

Como funciona o compartilhamento de dados?

Uso da técnica de código aberto para alcançar os objectivos supracitados

O compartilhamento dos dados do cliente entre as instituições financeiras, acontecem por meio das ferramentas tecnológicas chamadas APIs, que funcionam como interfaces de programação.

Então por meio dessas programações, diversas instituições financeiras enviarão os dados do cliente, para então oferecer o produto que mais se enquadra com aquele perfil.

É válido lembrar que, o cliente precisa autorizar para que as instituições compartilhem os seus dados.

Essas informações que são passadas para as instituições são básicas, então documentos como RG/CPF, últimas transações, créditos, investimentos e outros dados financeiros que contém no histórico.

Quais benefícios essa ferramenta oferece?

Com esse novo sistema aberto, a concorrência na venda de créditos e produtos acaba aumentando, ou seja, o banco A pode te oferecer um empréstimo com juros um pouco mais acima, e o banco B acaba melhorando mais nesse quesito.

Então essas instituições vão melhorar o preço de mercado, dando mais opções pra você e com custos menores. Assim, fica ainda mais fácil de encontrar os créditos e outros quesitos que mais se enquadram no seu perfil.

*Com informações do Serasa e Wiki.