Quando as crianças aprendem desde pequenos os perigos ao seu redor, elas crescem mais espertas e sábias. Mas acontece que, hoje em dia existem muitas regras de segurança para evitar que as crianças se machuquem.
“Parece não haver um limite para quão loucas as regras de segurança para crianças podem ficar.” Disse Gever Tulley, cientista de computação e fundador da Tinkering School, uma colônia de férias que tem como objetivo ajudar as crianças a aprender a construir as coisas que elas imaginarem.
Cada vez mais os pais das crianças tende proteger-las de tudo. Vemos por aí vários alertas de asfixia em todos os pedaços de filme plástico manufaturado ou colocado a venda com um ítem. Assim como, as advertências nos copos de café para avisar-nos que o conteúdo pode estar quente. Além disso, acreditam que qualquer ítem mais afiado do que uma bola de golfe é afiado demais para crianças com menos de 10 anos.
O problema é que esse modo de tantos cuidados está errado. Quando se arredonda todas as quinas e elimina todos os objetos afiados, cada pontinha no mundo, na primeira vez que as crianças entrarem em contato com algo pontudo ou que não tenha sido feito de plástico protetor, elas vão se machucar. Portanto, querer acabar com todos os perigos em volta, tira completamente as chances valiosas das crianças aprenderem a interagir com o mundo a seu redor.
Gever Tulley revela em uma Palestra da TED University 2007, 5 das 50 coisas perigosas de seu livro ainda em produção, cujo nome é “50 coisas perigosas”. Com isso, Tulley pretende expressar algumas coisas que podemos fazer para criar nossas crianças para serem criativas, confiantes e com controle do ambiente que as cerca.
Deixar as crianças brincarem com fogo vai ensiná-las a controlar essa coisa misteriosa. Este mistério só é revelado para aqueles que têm a chance de brincar com fogo. Ou seja, brincando com ele, as crianças aprendem alguns princípios básicos a respeito de fogo, sobre admissão, combustão e exaustão. Aprender a controlar uma das mais elementares forças da natureza é um momento fundamental na vida pessoal de qualquer criança, e acreditem, elas vão aprender coisas que não é possível obtém ao brincar com bonequinha ou carrinhos.
Pode ser até mesmo uma espátula, um pé-de-cabra, uma chave de fenda ou uma lâmina. Essas são ferramentas poderosa e de empoderamento. Isso vai demonstrar que crianças podem desenvolver um extenso sentido de si mesmas através de uma ferramenta numa idade bem precoce. No entanto, é preciso ter algumas regras básicas, como por exemplo, sempre cortar no sentido para longe do seu corpo, mantenha a lâmina afiada e nunca a force. Essas são coisas que as crianças entendem e praticam.
Acontece que nossos cérebros são programados para arremessar coisas. E assim como músculos, se você não usa partes do seu cérebro, elas tendem a atrofiar com o tempo. Mas quando você os exercita qualquer músculo adiciona força ao sistema inteiro e o mesmo se aplica ao cérebro também. Assim, praticando o arremesso de coisas ficou demonstrado que estimula os lóbulos frontal e parietal do cérebro, que tem a ver com acuidade visual e percepção tridimensional, resolução de problemas estruturais e ajuda a desenvolver as habilidades visuais e preditivas.
Além disso, o arremesso é uma combinação de habilidades analíticas e físicas, de modo que é muito bom para esse tipo de treinamento integral do corpo. Esse tipo de prática de tiro ao alvo também ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de atenção e concentração.
Desmontar um aparelho com o seu filho, e adivinhar para o que as peças servem é de fato uma boa experiência para as crianças, assim elas terão a chance de aprender a desmontar as coisas e entender cada peça da máquina, e eventualmente elas vão entender tudo da máquina.
É um senso de ser capaz de entender, de que algo é entendível. Que muitas das coisas que possuímos, são na verdade coisas complexas feitas por outras pessoas e que podemos entender como funcionam.
Esse pode ser um dos pontos mais confuso, como por exemplo violar a Lei do Milênio de copyright Digital. É como comprar um CD e depois gravá-lo no computador e depois passar para MP3. Isso é como violar a lei da mídia digital. Existem leis além das regras de segurança que tentam limitar como nós podemos interagir com as coisas que possuímos.
Mas compartilhar isso é uma importante lição para as crianças entenderem que algumas leis são violadas acidentalmente e que as leis tem que ser interpretadas. E isso é o mesmo que quando estivermos mexendo com as coisas e abrindo-as e desmontando-as e usando-as para outras coisas.
Outra coisa que pode substituir esse tipo de ensinamento é deixar o filho dirigir o carro. Este é um grande passo para uma criança. Isso acontece mais ou menos na época em que as crianças ficam fissuradas em coisas tipo dinossauros, ou outras coisas grandes do mundo lá fora, sobre as quais eles estão tentando ter algum controle. Um carro é um objeto semelhante e eles pegarem o carro e dirigir é como dar a eles um controle sobre o mundo de um jeito que eles não teriam, que eles frequentemente não tem chance de ter.