Rinoplastia: além da estética, uma solução para problemas respiratórios

A rinoplastia, conhecida popularmente como cirurgia estética no nariz, vai além da busca pela aparência perfeita. Além de ser um dos procedimentos de cirurgia plástica mais populares em 2021, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a rinoplastia funcional também pode corrigir problemas respiratórios, reparando a estrutura interna e externa do nariz.
Publicado em Saúde dia 11/06/2023 por Alan Corrêa

A rinoplastia, conhecida popularmente como cirurgia estética no nariz, vai além da busca pela aparência perfeita. Além de ser um dos procedimentos de cirurgia plástica mais populares em 2021, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a rinoplastia funcional também pode corrigir problemas respiratórios, reparando a estrutura interna e externa do nariz.

Enquanto a rinoplastia estética tem como objetivo melhorar a aparência do nariz, proporcionando harmonia e simetria ao rosto, a rinoplastia funcional concentra-se em corrigir as estruturas anatômicas e internas para melhorar a capacidade respiratória do paciente. Muitas vezes, esses procedimentos são realizados em conjunto, conforme explicado pelo Dr. José Roberto Parisi Jurado, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

“A principal diferença entre os procedimentos é que a rinoplastia funcional visa corrigir as estruturas anatômicas e internas no nariz para melhorar a capacidade respiratória do paciente. Já a rinoplastia estética tem como objetivo melhorar a aparência do nariz em relação ao restante do rosto, proporcionando mais harmonia e simetria ao rosto. E a estética pode ser realizada junto da funcional”, explica Jurado.

A rinoplastia funcional é recomendada para o tratamento de diversos problemas respiratórios, como anomalias estruturais, disfunções causadas durante o crescimento e desenvolvimento da face, traumas na região e outros problemas respiratórios associados. Antes de indicar a cirurgia, é necessário um diagnóstico claro do problema, obtido por meio de um exame detalhado realizado por um especialista em consultório otorrinolaringológico, que avalia a região e identifica possíveis obstruções nasais.

Os benefícios da rinoplastia funcional incluem o restabelecimento das estruturas do nariz, proporcionando maior conforto respiratório ao paciente. O procedimento aborda correções das válvulas nasais, desvio de septo, patologia dos seios da face e traumas ou lesões na região. Além disso, a cirurgia pode tratar insuficiências nas válvulas nasais, interna e externa, que são essenciais para a passagem de ar, evitando dificuldades respiratórias.

“Pacientes que têm quadros recorrentes de sinusite também podem ser tratados por meio da rinoplastia funcional, em que são acessados os seios da face e pode, por exemplo, desobstruir a drenagem destas estruturas, evitando o acúmulo de secreção e a ocorrência de infecções”, esclarece Jurado.

Pacientes com sinusite recorrente também podem se beneficiar da rinoplastia funcional, pois a cirurgia pode desobstruir a drenagem dos seios da face, prevenindo o acúmulo de secreções e infecções. Outro benefício possível é a melhora das dores de cabeça relacionadas a alterações nasais, como desvio de septo e hipertrofia de cornetos, que podem afetar o fluxo de ar e estimular os nervos sensitivos da mucosa interna do nariz.

“Nestes casos, os pacientes alegam dores tipicamente atrás dos olhos ou mesmo ao redor da órbita, que muitas vezes se assemelham a quadros de sinusite. Isto se dá pelo fato de a mucosa interna do nariz ter inervação de nervos sensitivos, que podem ser estimulados a partir de alterações no fluxo de ar ou pontos de contato interno”, completa o presidente da ABORL-CCF.

Realizar uma cirurgia para melhorar a função nasal ou tratar condições físicas que dificultam a respiração pode fazer diferença na qualidade de vida do paciente. Portanto, após o diagnóstico médico, a rinoplastia funcional pode ser uma opção benéfica, tornando-se um ponto-chave na melhoria da saúde respiratória e da autoestima.

*Com informações do Dino.