2019 foi um ano repleto de acontecimentos importantes no Brasil e no Mundo, começando uma nova visão política para o País, passando por perdas de celebridades queridas até chegarmos ao final com uma esperança para 2020.
Eleito com 57,8 milhões de votos no segundo turno das eleições de 2018, Jair Bolsonaro assumiu a Presidência em Brasília no dia 1º de janeiro. No discurso de posse, Bolsonaro pediu ajuda para reconstruir o país e defendeu o fim da corrupção e de vantagens.
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, quebrou o protocolo e discursou em Libras no parlatório.
A barragem de rejeitos da Vale, no Córrego do Feijão, se rompeu na cidade de Brumadinho, próxima a Belo Horizonte. A tragédia destruiu casas e propriedades rurais, e resultou na morte de mais de 200 pessoas. As buscas pelas vítimas duraram o ano inteiro. Uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) foi criada na Câmara dos Deputados para investigar as causas da tragédia, que,segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), poderia ter sido evitada. Mais de 22 pessoas foram indiciadas por homicídio doloso, lesão corporal dolosa, destruição de área florestal e poluição ambiental com sérios dandos à saúde e ao meio ambiente.
O italiano Cesare Battisti foi preso na Bolívia. Ele foi condenado à prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas na década de 1970. A extradição de Battisti foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal.
Justiça aceita denúncia contra João Teixeira de Faria. Sendo assim, o médium, conhecido como João de Deus, vira réu, acusado de ter praticado crimes de estupro de vulnerável e violação sexual.
A juíza federal Gabriela Hardt condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão na ação penal sobre as reformas realizadas no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). A sentença é a segunda proferida contra o ex-presidente na Operação Lava Jato. O sítio foi alvo das investigações da Lava Jato, que apura a suspeita de que as obras de melhorias no local foram pagas por empreiteiras investigadas por corrupção, como a OAS e a Odebrecht.
Nicolás Maduro, sucessor de Hugo Chávez (morto em 2013), chega ao segundo mandato em meio a uma forte crise econômica, com registros de hiperinflação e desabastecimento de alimentos e combustíveis.
Em relação à situação econômica e social, a alta comissária da ONU afirmou que a crise continua afetando os direitos dos venezuelanos. De acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em 2019, a economia do país sofrerá uma contração de 25,5%, atingindo uma perda acumulada do Produto Interno Bruto (PIB) de 62,2% desde 2013.
“Embora nos últimos meses tenha havido melhora no suprimento de alimentos, apenas a minoria da população com acesso a divisas estrangeiras pode cobrir regularmente os altos preços dos alimentos devido à hiperinflação e à dolarização de fato da economia”, relata Bachellet, acrescentando que o salário mínimo no país cobre apenas 3,5% da cesta básica.
O ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro Moreira Franco foram presos, em um desdobramento da Operação Lava Jato, e ficaram detidos em uma cela especial da Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, no Rio de Janeiro. Temer permaneceu em silêncio durante interrogatório.
Quatro dias após a prisão, o desembargador federal Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), determinou a soltura de Michel Temer, Moreira Franco e de outros seis presos em operação deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF).
Em 2019, a Estação Primeira de Mangueira venceu o Carnaval do Rio de Janeiro. A escola desfilou na Sapucai com o enredo História pra Ninar Gente Grande, do carnavalesco Leandro Vieira. A Mangueira obteve a pontuação máxima em todos os quesitos.
Um incêndio destruiu a Catedral de Notre-Dame, em Paris. A catedral é dedicada a Santa Maria, mãe de Jesus Cristo, construída entre 1160 e 1345, em estilo gótico. Ao longo dos anos, a catedral foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de ter inspirado o romance conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831.
A cada ano que passa o Brasil se firma um pouco mais como uma das potências do surfe. Em 2019, isso ficou evidente com conquistas importantes, como a do circuito profissional masculino pelo potiguar Ítalo Ferreira e do mundial júnior pelo catarinense Lucas Vicente.
Sem dúvida alguma, o maior feito do Brasil no surfe em 2019 foi a conquista do quarto título no Circuito Mundial masculino. Com direito a final decisiva no Billabong Pipe Masters, última etapa do Circuito Mundial de surfe, realizada na ilha de Oahu, no Havaí.
A internet está cheia de piadas de todos os tipos, os memes fazem parte da cultura e do dia a dia das pessoas… O vigilante e compositor amador Manoel Gomes fez sucesso na internet após sua música “caneta azul” ganhar o gosto dos brasileiros.
A imagem do “Engomadinho” fez sucesso entre os usuários e virou meme.
O refrão feito por Paula Fernandes para a versão brasileira da música “Shallow”, da Lady Gaga não agradou todo mundo, “Juntos e Shallow now” virou meme.
O cachorrinho com preguiça foi usado como desculpa de quem não quer comparecer a um compromisso.
A fofura do Baby Yoda conquistou muita gente.
O “Mulher gritando com o gato na mesa” foi um dos mais usados este ano, mostra a expressão de alguém revoltado, enquanto o gato está pronto para rebater sarcasticamente.
A Betina ficou famosa após aparecer em um comercial sobre investimentos, como todo mundo gostaria de ser rico aos 30 anos, assim como ela, a ideia viralizou.
Algumas das perdas de 2019 mexeram o coração e com as emoções dos brasileiros em 2019.
O entretenimento movimenta milhões em audiência na televisão, prova disso são os constantes sucessos em reality show. No BBB 19, a grande vencedora foi Paula Von Sperling.
No MasterChef deste ano quem levou o prêmio entre os competidores amadores foi Rodrigo Massoni em agosto, já o MasterChef – A Revanche ficou com Vitor Bourguignon.
A Fazenda 2019 teve sua 11ª edição ganha por Lucas Viana.
O último Canta Comigo com a apresentação do Gugu trouxe o haitiano Franson como vencedor.
Tony Gordon, do time de Michel Teló, foi o vencedor da 8ª temporada do The Voice Brasil.
*Com informações da Agência Brasil e G1.