O rei Charles III da Inglaterra foi coroado na Abadia de Westminster, em Londres, em uma cerimônia religiosa que contou com a presença de centenas de líderes estrangeiros.
Charles assumiu o trono em 8 de setembro do ano anterior, após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, que governou por 70 anos, o maior reinado da história do trono britânico. Charles esperou mais tempo do que qualquer outro herdeiro do trono da Inglaterra para ser coroado.
O presidente Lula esteve presente na cerimônia de coroação, tendo previamente conversado com o rei sobre questões ambientais, uma pauta histórica do monarca. Charles visitou o Brasil em quatro ocasiões como príncipe, em 1978, 1991, 2002 e 2009, sempre viajando para a região amazônica.
A Abadia de Westminster é o local onde o Rei Charles III se tornou o 40º monarca a ser coroado, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana após a criação da mesma pelo rei Henrique VIII em 1534. O Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade do anglicanismo, conduziu a coroação. Antes de ler o juramento, o novo rei foi ungido com óleos aromáticos.
A segurança na cidade de Londres foi reforçada para a cerimônia, com cerca de 30 mil policiais nas ruas. Lula desembarcou na capital inglesa na manhã anterior e se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, durante a tarde, mas não houve a assinatura de acordos. No entanto, Sunak anunciou que seriam investidos R$ 500 milhões no Fundo Amazônia.