Realidade virtual é aliada na inclusão de estudantes

No cenário atual, a tecnologia integra-se completamente ao cotidiano de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Sem o avanço admirável nas últimas décadas muitas coisas seriam ainda consideradas impossíveis. Contudo, a tecnologia tem sido uma grande aliada em muitas áreas, inclusive na educação.
Publicado em Tecnologia dia 8/11/2022 por Alan Corrêa

No cenário atual, a tecnologia integra-se completamente ao cotidiano de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Sem o avanço admirável nas últimas décadas muitas coisas seriam ainda consideradas impossíveis. Contudo, a tecnologia tem sido uma grande aliada em muitas áreas, inclusive na educação com a realidade virtual.

Hoje, por exemplo, qualquer criança ou jovem estudante tem fácil e livre acesso à informação que precisa de acordo com o que a escola demanda para sua educação. Diferentemente de alguns anos atrás quando ainda seria necessário consultar livros e enciclopédias, hoje as informações são facilmente acessadas direta e rapidamente pela tela do celular.

Inovação dentro da sala de aula

Nos últimos anos, muitas escolas e professores têm dado espaço para que o virtual faça parte do ensino presencial. Como assim? Por exemplo, além dos cadernos, alguns possuem acesso também a um tablet, lousas trocadas por smartboards, e além disso também há a realidade virtual, uma maneira de imersão quase que total que também pode ser aproveitada para a educação.

Uma maneira de utilizar a realidade virtual é por meio do cardboard por exemplo, uma maneira simples e barata de ter essa experiência tecnológica. O próprio Google disponibiliza um kit para a construção, o que permite aos usuários o uso de aplicativos que tenham o recurso da realidade aumentada.

Realidade virtual e o ensino

A realidade virtual permite ao usuário uma imersão completa em um lugar, como visitar um ponto turístico famoso, ou ter experiências mais realistas, como presenciar como é o ataque de vírus ou bactérias dentro do corpo humano. Isso causa um grande impacto não apenas na clareza das informações que são passadas, mas impacta também diretamente no aprendizado e engajamento dos alunos. A realidade virtual faz com que o aluno não apenas veja a informação e o conteúdo, mas também interaja com estes também. Essa imersão causa uma maior motivação para compreender o que está sendo absorvido e também exige menos carga cognitiva para o processamento da informação.

Um professor que gosta de inovar em suas aulas comenta: “Sempre tive interesse em usar a RV nas aulas. Sempre gostei de inovar para educar e incluir. Ouvi em alguma palestra (não encontro a fonte, mas não duvido dos resultados) que um instituto japonês fez pesquisas e constatou que a RV e a RA (realidade aumentada) conseguem ampliar os resultados em foco e atenção em até 60%, resultando em melhorias na aprendizagem.”

Uma nova realidade, a virtual

Não há o que questionar, com o avanço mundial em todas as faces da tecnologia, a educação também está mudando. É muito bom ver que muitos professores e escolas se esforçam para um melhor aprendizado das gerações futuras que estão se formando. Por incentivar os alunos sempre de maneira inovadora, com certeza o impacto será positivo. E como comprovado acima, há uma grande aderência e resultados para aqueles que mais podem se beneficiar disso tudo que são os alunos. Ainda há muito avanço necessário para que tecnologias como essas possam chegar a locais ainda com poucos recursos para estes novos métodos, mas pode ser que muito em breve todos estarão “conectados” neste mundo cada vez mais digital.

*Com informações da Porvir, FAE, TechDoido e Prefeitura de Manaus.