A Renault está apresentando o Novo Arkana, que combina um design original fluido, imponente e robusto com a nova identidade da marca, seguindo a “Nouvelle Vague”. Agora, o veículo ostenta o logo Renault “Nouvel’R” integrado na grade frontal, no centro de uma faixa em tom Black Piano, que conecta os faróis. Esse conjunto cria uma superfície plana e lisa, conferindo uma maior elegância ao modelo.
O Novo Arkana, concorrente do VW Nivus até mesmo na Europa, foi considerado para ser lançado no mercado brasileiro, porém nunca chegou a ser comercializado no país.
O design do logo “Nouvel’R” serve como base para o desenho da grade frontal, que exibe uma repetição de losangos de forma deliberadamente desestruturada, harmonizando-se com o losango central. Os traços laterais de cada losango se destacam visualmente, graças a um efeito esculpido em 3D, que proporciona profundidade ao conjunto. Dependendo da versão (Evolution, Techno, Esprit Alpine), esses traços podem aparecer em preto, cromado acetinado ou cromado preto, valorizando e diferenciando cada modelo. Além disso, o aspecto vertical da grade frontal adiciona mais homogeneidade em relação à grade localizada na parte inferior do para-choque.
A lâmina aerodinâmica, característica das versões R.S. Line e E-Tech Engineered anteriores, agora adorna o para-choque das versões topo de linha Techno e Esprit Alpine. Ela recebe a cor da carroceria na versão Techno e um tom de cinza acetinado na versão Esprit Alpine.
Na parte traseira, o logo central na tampa traseira é revestido com um tom de preto cromado, assim como nas letras de identificação do nome e na ponteira do escapamento. As lanternas possuem um tratamento tipo cristal levemente fumê, conferindo um toque de modernidade.
O cromado dos elementos decorativos (grade frontal, contornos dos vidros, etc.) foi substituído por tons de preto, preto acetinado e black piano em toda a linha.
Assim como nos modelos mais recentes da Renault, o Novo Arkana agora oferece a versão topo de linha Esprit Alpine, em um estilo esporte chique que combina perfeitamente com a personalidade do veículo.
Além da lâmina do para-choque frontal na cor cinza acetinado, a versão Esprit Alpine se diferencia pelo logo em cinza xisto com contorno em black piano, que funciona como um adorno para o para-lama. As novas rodas de 19 polegadas com desenho perfurado conferem ao Novo Arkana um visual imponente e esportivo. A aerodinâmica traseira é aprimorada pelo novo spoiler, cujo recorte harmoniza-se com o teto.
No interior, os bancos de couro sintético ecológico (com 10% de materiais de origem biológica) e suedine foram ampliados em comparação com as versões topo de linha anteriores, R.S. Line e E-Tech Engineered. Esses bancos possuem pespontos horizontais na cor azul e contam com o logo Alpine no encosto. Os cintos de segurança possuem duas faixas na cor azul, que os diferenciam.
Os painéis das portas e o volante possuem pespontos nas cores vermelho, branco e azul, enquanto a parte do painel voltada para o passageiro dianteiro possui um acabamento discreto e elegante que remete à ardósia.
Independentemente da motorização escolhida, a cabine da versão Esprit Alpine do Novo Arkana conta com a alavanca de câmbio “e-shifter”, que não possui cabos mecânicos.
A linha do Novo Arkana agora se resume a três opções de acabamento: Evolution, Techno e Esprit Alpine.
A partir da versão Evolution, a lista de recursos de série foi aprimorada com a inclusão da navegação via satélite no sistema de infotainment Renault EASY LINK. Além disso, esse sistema agora é compatível com Android Auto e Apple CarPlay por conexão sem fio. O painel digital continua com 7 polegadas de diagonal, mas exibe informações em uma superfície ampliada.
A versão Techno se diferencia pela lâmina aerodinâmica do para-choque na cor da carroceria e pelas rodas das antigas versões R.S. Line e E-Tech Engineered. O logo e as letras do nome do modelo na traseira possuem acabamento cromado acetinado.
Uma nova cor de carroceria, Azul Noturno / Midnight Blue, é introduzida na linha, que mantém as opções de motorização disponíveis atualmente: E-Tech full hybrid de 145 cv e motor a gasolina mild hybrid de 140 e 160 cv.
O Novo Renault Arkana com motorização E-Tech full hybrid de 145 cv proporciona uma experiência de direção incomparável, combinando prazer ao dirigir, eficiência, dinamismo e suavidade da motorização elétrica. Essa motorização combina dois motores elétricos (um “e-motor” de 36 kW e um motor de arranque de alta tensão HSG de 18 kW) com um motor a gasolina de 4 cilindros 1.6 l de 69 kW (94 cv), integrados a uma transmissão multimodo inteligente equipada com acoplamentos de garras otimizados sem embreagem e uma bateria de 1,2 kWh.
O câmbio possui 4 relações de transmissão para o motor a gasolina e 2 relações para o motor elétrico principal. A motorização E-Tech full hybrid oferece até 14 combinações de funcionamento entre o motor a combustão e o motor elétrico, otimizando a eficiência energética.
Todas as partidas são feitas no modo elétrico, permitindo rodar até 80% do tempo em modo 100% elétrico na cidade, resultando em uma economia de combustível de até 40% em comparação com um motor a gasolina convencional. Graças à eficiência dessa motorização, as emissões de CO2 são limitadas a partir de 105 g/km, um excelente resultado para a categoria. Além disso, o modo de condução elétrica oferece um rodar silencioso e sem preocupações com recarga.
A motorização E-Tech full hybrid de 145 cv do Novo Arkana possui a função “e-save”. Através da tela digital nas configurações do veículo ou do modo de condução nas versões com o sistema de personalização MULTI-SENSE, é possível manter uma carga mínima de bateria de 40%. Isso permite ter uma reserva para utilizar o modo elétrico ou para auxiliar o motor a combustão em subidas íngremes, como ao subir uma serra.
O Novo Arkana é baseado na plataforma modular CMF-B, desenvolvida pela Aliança. Essa plataforma é reconhecida por sua eficiência, prazer ao dirigir e incrível versatilidade, proporcionando um comportamento eficiente e grande conforto ao condutor.
A aderência do Novo Arkana ao solo aumenta a confiança, graças aos ajustes do eixo traseiro que melhoram a estabilidade em curvas em altas velocidades. Os movimentos laterais são limitados, mesmo em condições de rodagem mais severas. A eficiência do chassi é reforçada pela precisão e direção direta, enquanto a agilidade do veículo é favorecida pelo diâmetro de giro limitado a 11,2 metros entre guias.
Longe do Brasil, o Renault Arkana custa 35 020 euros, o que daria pouco mais de R$ 188 mil.
*Com informações da Renault.