Quais são os planetas do Sistema Solar?

Um Sistema Solar é uma coleção de astros e corpos celestes que orbitam (circulam em torno de) uma estrela ou Sol.

Ciência
Publicado em 17/05/2022 por Alan Corrêa
Quais são os planetas do Sistema Solar?

Os astros, também chamados de planetas, são incapazes de emitir luz própria e calor, ao contrário do Sol: elemento central de um Sistema Solar. Uma outra característica dos planetas é o formato arredondado tido por cada um. Esta particularidade se deve à força da gravidade que age sobre a matéria, atraindo milhares de partículas que, com o tempo, adquirem um formato esférico.

O Sistema Solar que conhecemos e habitamos é constituído por oito planetas. Você conhece todos eles?

Mercúrio

Mercúrio
Mercúrio

O planeta Mercúrio é o menor deste sistema e o mais próximo do Sol, tendo como consequência a menor órbita de todas, sendo assim, uma volta de mercúrio ao redor do Sol equivale a aproximadamente 88 dias terrestres (cerca de três meses). Além disso, o astro apresenta a menor inclinação de eixo em relação ao plano da órbita (quanto maior o ângulo da inclinação, maior a variação das suas posições). Mercúrio realiza três rotações ao redor de seu eixo a cada duas órbitas.

Com relação à superfície de Mercúrio, seu corpo é rochoso como a Terra, e há uma grande similaridade com a Lua terrestre, já que ambos possuem crateras e planícies lisas, além de não terem satélites naturais. Porém, diferentemente da Lua, o astro em questão possui grande quantidade de ferro em seu núcleo, gerando um poderoso campo magnético.

Embora o menor planeta do sistema solar seja muito difícil de ser observado da Terra, este tem uma aparência brilhante, apesar de algumas vezes ser ofuscado pelo brilho de nossa estrela.

Vênus

Vênus
Vênus

O planeta Vênus, também conhecido como o planeta mais quente do nosso Sistema Solar, é o segundo astro mais próximo do Sol, depois de Mercúrio, portanto, este possui a segunda menor órbita de todos os planetas, levando cerca de 225 dias terrestres (sete meses e meio) para completar uma volta ao redor da estrela. Depois da Lua, este planeta é o corpo celeste mais brilhante do céu noturno, e seu nome foi inspirado na deusa romana do amor: Vênus, que na mitologia grega é equivalente à Afrodite.

Atualmente, Vênus é o planeta que mais se assemelha à Terra, tanto pelo tamanho, massa ou composição. Porém, devido às nuvens de ácido sulfúrico fortemente refletoras presentes na atmosfera deste astro, não é possível observar sua superfície pelo espaço na luz visível. Todavia, graças a alguns estudos feitos na década de 90, foi possível descobrir que o solo apresenta evidências de vulcanismo.

Dentre todos os planetas do Sistema Solar, Vênus é o que possui a atmosfera mais densa, e isso se deve ao fato de que a presença de dióxido de carbono (CO2) é muito eminente. Diferentemente do planeta Terra, o gás carbônico de Vênus não possui um ciclo (não há nenhuma forma de absorção do carbono, ao contrário de alguns elementos terrestres que realizam a fotossíntese), e portanto, o dióxido de carbono não pode ir a lugar nenhum. Além disso, a pressão atmosférica é muito superior à terrestre.

Terra

Terra
Terra

O planeta Terra é a casa da humanidade, e em ordem de distância do Sol, é o terceiro planeta do Sistema Solar. Já em ordem de tamanho, a Terra ocupa a quinta posição entre as oito. Este planeta é lar de milhares de seres vivos, pois a atmosfera terrestre, junto aos recursos minerais e produtos da biosfera, fornece meios que garantem a existência de vida na Terra. Um destes meios é a camada de ozônio (gás formado por três átomos de oxigênio) presente na atmosfera, que protege a Terra das ameaças espaciais como as radiações emitidas pelo Sol ou até mesmo asteroides.

Este corpo celeste demora 365 dias terrestres (um ano) para completar uma volta ao redor do Sol, e gira sobre seu próprio eixo cerca de 366 vezes a cada órbita. Em relação à sua superfície, este é dividido em vários segmentos rígidos chamados de placas tectônicas, as quais se movem regularmente. Além disso, até o presente momento, o planeta Terra é o único do Sistema Solar que possui água em estado líquido. Assim como Mercúrio, o núcleo interno do astro também é constituído primordialmente por ferro, gerando um campo magnético.

Uma das maiores características da Terra é a presença de um satélite natural: a Lua. Os satélites naturais são corpos celestes que orbitam ao redor de astros maiores, pois são atraídos por seus campos magnéticos.

Marte

Marte
Marte

Marte é o segundo menor planeta do Sistema Solar, e o quarto planeta em ordem de distância do Sol. Este também é conhecido como “Planeta Vermelho”, devido à coloração vermelha da superfície do planeta, que se dá pela predominância de óxido de ferro (F2O3). Assim como o planeta Vênus, Marte também foi batizado em homenagem a um deus da guerra da mitologia romana, que é o equivalente ao Ares, deus pertencente à mitologia grega. Sua atmosfera é fina e sua superfície contém crateras semelhantes às da Lua terrestre. A órbita e os períodos de rotação de Marte são muito semelhantes aos da Terra, e portanto, os ciclos sazonais são similares.

Além disso, este planeta também possui duas luas que o orbitam: Fobos e Deimos, que aparentemente são asteroides que foram atraídos pelo campo magnético do planeta.

Júpiter

Júpiter
Júpiter

Também conhecido por ser o maior planeta do nosso Sistema Solar, Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol. Este possui 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas juntos, e menos de um milésimo da massa solar. Assim como Saturno, Urano, e Netuno, Júpiter é composto primordialmente de matéria gasosa, e por este motivo, os quatro planetas citados são chamados de jupterianos, por se tratar de “gigantes gasosos”. O astro em questão é composto principalmente de hidrogênio e uma pequena parte de hélio, já seu núcleo é rochoso e contém alguns elementos mais pesados. Júpiter pode ser observado pela Terra a olho nu, embora ele não seja o planeta mais brilhante e chamativo do nosso sistema.
Sua atmosfera é dividida em diversas faixas, graças à organização dos ventos na atmosfera, e as regiões onde essas faixas se encontram podem presenciar turbulências e tempestades. Além disso, o astro possui tênues anéis ao seu redor e uma fortíssima magnetosfera. A órbita de Júpiter dura aproximadamente 4.332 dias (mais de onze anos) terrestres.

Saturno

Saturno
Saturno

O planeta Saturno é o sexto mais próximo do Sol e o segundo maior de todos (em massa e diâmetro). O astro pertence ao grupo dos “gigantes gasosos”, e sua massa equivale a 95x a massa da Terra. Assim como Júpiter, o planeta dos anéis possui um núcleo rochoso e atmosfera composta por hidrogênio e hélio, sendo assim, o que os diferencia (além de tamanho e massa) são os anéis extremamente visíveis em Saturno. Seu sistema de anéis é formado por gelo e água, e além disso, Saturno possui mais de oitenta satélites naturais (luas) ao seu redor.

Além disso, uma das características deste planeta é sua rápida rotação, que leva cerca de onze horas apenas, e esta seria uma hipótese do porquê Saturno seja o mais achatado dos planetas do Sistema Solar.

A atmosfera de Saturno é composta por faixas de fortes ventos que se formam a partir da energia vinda do Sol, e devido à coloração desses ventos e à névoa que envolve o planeta, sua tonalidade varia entre os tons de amarelo e marrom. A volta completa de Saturno ao redor do Sol dura cerca de 10.759 dias (mais de 29 anos) terrestres.

Urano

Urano
Urano

É o sétimo planeta a partir do Sol, sendo também o terceiro maior e o quarto mais massivo do Sistema Solar. Seu nome foi dado em homenagem ao deus grego do céu: Urano. Uma de suas características é o baixo brilho e órbita lenta, graças à distância entre o astro e o Sol e consequentemente, possui maior órbita e menos luminosidade.

Urano junta-se ao grupo dos “gigantes gasosos”, embora também faça parte da categoria “gigantes gelados”. Sua atmosfera é similar à de Júpiter e Saturno, porém este contém mais “gelos” como água, amônia e metano.

Diferentemente dos últimos dois planetas citados, seu núcleo é formado por gelo e rochas. Além disso, este gigante gelado também possui um sistema de anéis, uma magnetosfera e muitos satélites naturais. Seu eixo de inclinação é inclinado para o lado, quase no plano de translação do planeta, sendo assim, seus polos Norte e Sul estão localizados onde costumamos conhecer como Leste e Oeste. Uma volta de Urano ao redor do Sol leva cerca de 30.800 dias (mais de 84 anos) terrestres.

Netuno

Netuno
Netuno

O planeta Netuno é o último o Sistema Solar quando se trata de distância do nosso astro-rei. Por este motivo, este é o planeta mais frio e menos iluminado do nosso sistema, sendo impossível observá-lo a olho nu. Seu núcleo é formado por rochas envoltas de uma camada de água, amônia e metano. Sua atmosfera é composta por hidrogênio e hélio, sendo assim, Netuno pode ser classificado como um “gigante gasoso” e ainda, um “gigante gelado”.
Sua massa e diâmetro são um pouco menores que Urano, mas ainda sim equivale a 17 vezes a massa terrestre. Em Netuno, ocorrem diversos eventos climáticos como a formação de diversas camadas de nuvens, tempestades ciclônicas, além de possuir os ventos mais rápidos de todo o Sistema Solar. A coloração azul do planeta se dá pela presença de pequenas quantidades de metano nas camadas altas da atmosfera.

Ao redor de Netuno orbitam cerca de quatorze satélites naturais e uma volta deste planeta ao redor do sol pode durar cerca de 164 anos (60.190 dias) terrestres. Isso se deve ao fato de que o planeta em questão possui a maior órbita ao redor do Sol, e portanto, leva mais tempo para ser concluída.

Plutão é um planeta?

Plutão
Plutão

A partir do ano de 2006, o corpo celeste “Plutão” foi reclassificado pela União Astronômica Internacional (UAI) como sendo um planeta-anão. Tal decisão foi tomada a partir de alguns critérios científicos, sendo um deles o fato de que o astro não é capaz de conduzir sua própria órbita, dependendo de outros corpos celestes para cursar seu trajeto (diferente dos planetas citados anteriormente). Sendo assim, Plutão não é considerado um planeta de fato, e a lista que antes era composta de nove planetas no Sistema Solar, hoje é composta por apenas oito.

*Com informações da Wikipédia e Brasil Escola.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?