Procon fiscaliza lojas antes do Dia dos Pais

Uma semana antes das celebrações do Dia dos Pais, o Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou uma operação de fiscalização abrangendo lojas físicas, sites de venda e restaurantes. Ao todo, 110 estabelecimentos de produtos esportivos, eletrônicos, roupas, acessórios e itens para casa, localizados na região metropolitana do Rio, foram alvo da ação. O resultado revelou que 57% das lojas fiscalizadas apresentavam irregularidades, tais como publicidade enganosa e ausência de preços nos produtos. Os lojistas foram notificados e realizaram as adequações necessárias, conforme orientado pelo Procon.
Publicado em Notícias dia 6/08/2023 por Alan Corrêa

Uma semana antes das celebrações do Dia dos Pais, o Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou uma operação de fiscalização abrangendo lojas físicas, sites de venda e restaurantes. Ao todo, 110 estabelecimentos de produtos esportivos, eletrônicos, roupas, acessórios e itens para casa, localizados na região metropolitana do Rio, foram alvo da ação.

O resultado revelou que 57% das lojas fiscalizadas apresentavam irregularidades, tais como publicidade enganosa e ausência de preços nos produtos. Os lojistas foram notificados e realizaram as adequações necessárias, conforme orientado pelo Procon.

“Visando proporcionar ao consumidor uma experiência de compra segura e livre de aborrecimentos, o Procon RJ vem realizando ações preventivas, dando oportunidade para que os fornecedores se ajustem e comercializem seus produtos e serviços em conformidade com a legislação consumerista”, afirmou o presidente do Procon RJ, Cássio Coelho Coelho. Ele também destacou que as fiscalizações continuarão durante toda a semana que antecede o Dia dos Pais.

Além das lojas físicas, a operação também abrangeu sites de venda. O Procon RJ encontrou irregularidades nesses sites, incluindo publicidade enganosa, informações imprecisas sobre procedimentos para devolução ou troca de produtos, impossibilidade de devolução de mercadorias e a falta de informações obrigatórias para o contato do consumidor. Seis sites foram notificados e terão 48 horas para se adequarem. Caso não resolvam os problemas apontados, poderão enfrentar processos administrativos e multas.

No setor de restaurantes, os agentes visitaram estabelecimentos nas zonas norte, sul, oeste da capital e na Baixada Fluminense, com o objetivo de orientar os fornecedores sobre boas práticas de consumo. Até o momento, um restaurante na zona oeste foi autuado por apresentar problemas estruturais e vender produtos vencidos.

Para auxiliar os consumidores em suas compras, o Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas) preveem um crescimento de 4% nas vendas do Dia dos Pais, em relação ao mesmo período do ano passado.

Abaixo, algumas dicas importantes para os consumidores efetuarem boas compras:

Com essas orientações, os consumidores podem estar mais bem informados e protegidos durante as compras para o Dia dos Pais, garantindo uma experiência positiva para essa data especial.

*Com informações da Agência Brasil.