buscar

Presidente Lula se encontra com o Papa Francisco e trata de questões globais no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Francisco se reuniram nesta quarta-feira (21) no Vaticano, como parte da agenda de Lula durante sua estadia na Europa. Em uma publicação nas redes sociais, Lula expressou sua gratidão ao pontífice pela "boa conversa sobre a paz no mundo". Durante a visita, Lula pretende discutir soluções para a guerra na Ucrânia e o combate às desigualdades sociais e econômicas globalmente. Além disso, Lula convidou o Papa Francisco a participar do Círio de Nazaré, uma importante celebração religiosa que ocorre anualmente em outubro em Belém (PA), no Brasil.
Publicado em Notícias dia 21/06/2023 por Alan Corrêa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Francisco se reuniram nesta quarta-feira (21) no Vaticano, como parte da agenda de Lula durante sua estadia na Europa.

Em uma publicação nas redes sociais, Lula expressou sua gratidão ao pontífice pela “boa conversa sobre a paz no mundo”. Durante a visita, Lula pretende discutir soluções para a guerra na Ucrânia e o combate às desigualdades sociais e econômicas globalmente. Além disso, Lula convidou o Papa Francisco a participar do Círio de Nazaré, uma importante celebração religiosa que ocorre anualmente em outubro em Belém (PA), no Brasil.

Após o encontro com o Papa, a agenda de Lula inclui uma audiência com o arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano. Antes de chegar ao Vaticano, o presidente brasileiro se encontrou com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e teve reuniões com o ex-primeiro-ministro da Itália, Massimo D’Alema, e com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein. Durante o encontro com Mattarella, Lula discutiu o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, bem como a aproximação entre universidades e a ampliação do intercâmbio comercial entre Brasil e Itália.

Presidente Lula se encontra com o Papa Francisco para discutir paz mundial (Ricardo Stuckert/PR)

Hoje, Lula terá encontros bilaterais com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. O encontro com Gualtieri possui um aspecto pessoal, já que ele visitou Lula enquanto o ex-presidente estava preso em Curitiba entre 2018 e 2019, no contexto da Operação Lava Jato. O encontro com Giorgia Meloni foi confirmado pelo Itamaraty, sendo ela a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de governo italiano, liderando o primeiro governo de extrema-direita no país em décadas.

Ontem, após chegar a Roma, Lula se reuniu com o sociólogo Domenico de Masi, autor do livro “Ócio Criativo” e uma figura proeminente nos estudos sobre a sociologia do trabalho. De Masi também visitou Lula durante sua prisão em Curitiba e, no encontro de ontem, ambos discutiram o cenário político tanto no Brasil quanto na Europa.

No dia seguinte, Lula partirá para Paris, onde participará da Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento e terá um encontro bilateral com o presidente francês, Emmanuel Macron. Além disso, ele fará o discurso de encerramento do evento “Power Our Planet”, a convite da banda Coldplay, que será realizado no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel. Líderes de Timor Leste, Barbados, Gana e Quênia, além da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também estarão presentes.

*Com informações da Agência Brasil.