Praia Del Chifre em Olinda é o caos e abandono

Turismo
3 meses atrás
Praia Del Chifre em Olinda é o caos e abandono
Praia Del Chifre em Olinda é o caos e abandono (foto: reprodução/Google)

Esta praia espanta muitos banhistas, toda a sua extensão está imunda. Um lixão de uma ponta a outra com plásticos, garrafas, pneus, roupas, sapatos, inclusive ratos são frequentadores entre os dejetos, fora que pescadores contam que vez ou outra aparece a carcaça de algum bicho.

Um pouco sobre esta praia abandonada

A praia de Punta Del Chifre está ao sul de Olinda em Pernambuco, próxima a Escola de Aprendizes Marinheiros, na foz dos rios Capibaribe, Beberibe e Pina que passam pelo Porto do Recife e deságuam naquela área de praia. Como suas nascentes vêm recebendo uma grande carga de poluição elas chegam àquela praia já bastante alteradas. As ondas do mar empurram essas águas sobre a praia Del Chifre, o que a torna imprópria para o banho e outras atividades esportivas e de lazer.

Em toda a extensão da praia, apenas alguns pescadores que saem para pescar em águas mais profundas e jovens jogando futebol são vistos, fora alguns que se arriscam tomar banho de mar naquelas águas. Com extensão maior que 2 km, a praia de Puntal Del Chifre, já foi destino para finais de semana e referência de banho ou passeios na areia, mas atualmente, a praia é conhecida pela grande quantidade de lixo e sujeira e por animais que circulam no local. Um praia praticamente abandonada, oferece uma visão privilegiada das cidades-irmãs, Recife e Olinda, bem pouco explorada por suas condições.

A verdade sobre seu nome

O nome da praia foi adotado com referência à famosa Praia de Punta Del Este, no Uruguai. Mas não passa de brincadeira de mau gosto que se fazia por alguns habitantes, que eram casados e que moravam naquelas imediações. As esposas dos integrantes da Escola de Aprendizes-Marinheiros, passeavam em suas areias quando eles estavam em viagens de trabalho, voltavam para casa somente no final da tarde, após o banho de mar, sugerindo a mudança do nome da praia de ‘Del Este’ para ‘Del Chifre’. A época dessa “atualização” de nome da praia aconteceu num período não muito certo, durante a década de 60, quando ainda não havia sido construído o Centro de Convenções de Pernambuco, localizado também naquele Bairro de Salgadinho (Olinda).

Por ter mar aberto, que apresenta grandes ondas, a praia costumava atrair surfistas das cidades de Olinda e Recife, mas quatro ataques de tubarão, sendo o último deles registrado no ano de 2015, diminuíram a frequência dos visitantes e as questões de higiene do local também não chegam a ser satisfatórias.

Sobre o lixo e o abandono

A prefeitura defende abertamente que a limpeza é realizada três dias na semana e que é retirado, em média, 1,5 tonelada de lixo. Eles alegam que o problema não é somente uma questão de manutenção, é um efeito dos rios, que trazem resíduos ao desaguar no mar. E sobre a presença de animais, estão em busca de uma solução. Afirmam que não há projetos concebidos para a revitalização da área. O relatório semanal da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) estuda, há anos, diversos trechos do litoral pernambucano, mas, apesar do grande problema do lixo, a Praia de Del Chifre não faz parte das avaliações.

Onde está a Praia Del Chifre em Olinda

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe... Leia Mais

Vamos Bater um Papo?