buscar

Praça da Liberdade em SP muda de nome, agora é ‘Liberdade África-Japão’

Nesta quarta-feira (31), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou o projeto de lei que modifica o nome da Praça da Liberdade, localizada no centro da capital paulista. A partir de agora, o novo nome do espaço será "Liberdade África-Japão". A iniciativa foi proposta pelos vereadores Reis (PT) e Luana Alves (PSOL) e recebeu aprovação da Câmara Municipal no mês de maio.
Publicado em Notícias dia 2/06/2023 por Alan Corrêa

Na quarta-feira (31), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou o projeto de lei que modifica o nome da Praça da Liberdade, localizada no centro da capital paulista. A partir de agora, o novo nome do espaço será “Liberdade África-Japão“. A iniciativa foi proposta pelos vereadores Reis (PT) e Luana Alves (PSOL) e recebeu aprovação da Câmara Municipal no mês de maio.

A mudança oficial foi publicada no Diário Oficial do município, e uma das consequências será a substituição das placas de identificação da praça, situada entre a Avenida Liberdade e as ruas Galvão Bueno e Dos Estudantes.

Vale ressaltar que essa é a segunda vez em um intervalo de cinco anos que o nome da praça passa por uma alteração.

Prefeito de São Paulo sanciona lei que altera nome da Praça da Liberdade para “Liberdade África-Japão” (Foto: Francisco Antunes / Flickr)

Lei 17.954

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou nesta quarta-feira a Lei nº 17.954, que determina a mudança do nome da Praça da Liberdade para “Liberdade África-Japão”. A lei, que entrou em vigor imediatamente após sua publicação, foi aprovada pela Câmara Municipal e tem como objetivo homenagear as culturas africana e japonesa presentes na região.

O logradouro, localizado no Distrito da Liberdade, entre a Avenida Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes, passa a ser oficialmente denominado Praça da Liberdade África-Japão, conforme estabelecido no artigo 1º da lei. A alteração também abrange as despesas relacionadas à execução da medida, que serão custeadas por meio de dotações orçamentárias específicas, podendo ser suplementadas, se necessário, de acordo com o artigo 2º.

Esta é a segunda modificação de nome que a praça passa em um período de cinco anos, evidenciando a importância histórica e cultural do local. A iniciativa, proposta pelos vereadores Reis (PT) e Luana Alves (PSOL), visa valorizar as influências africanas e japonesas presentes na região, reconhecendo a diversidade étnica e cultural de São Paulo.

Com a nova denominação, a Praça da Liberdade África-Japão se torna um marco simbólico da relação entre as duas culturas e reforça a importância da preservação e valorização das heranças culturais e étnicas que contribuíram para a formação da cidade.

*Com informações do Diário Oficial de SP e G1.