Porque escargot é tão popular?

A culinária francesa é conhecida no mundo inteiro por seus pratos refinados, de bom gosto, porém um tanto quanto peculiares.

Vida
Publicado em 5/03/2020 por Alan Corrêa
Porque escargot é tão popular?
Kadooshka / Wikimedia

Um de seus pratos mais tradicionais e caros é o escargot, que nada mais é do que uma porção de caracol (escargot significa caracol comestível em francês). Um prato extremamente desejado por lá e que aos poucos começa a ganhar fama por aqui. Mas afinal, de onde veio essa tradição de comer caracóis?

A história do escargot

O hábito de comer os caracóis vem de muito tempo atrás. De acordo com escavações realizadas, os caracóis já serviam de alimento para os neandertais desde o final da Era Glacial até meados do Holoceno, período que se iniciou há 11,5 mil anos. Segundo o antropólogo David Lubell, as mudanças causadas por conta do período pós-glacial contribuíram para que a população de caracóis aumentasse, e por conta disso o mesmo já era consumido antes do surgimento da agricultura.

Por diversos anos, principalmente na França, o caracol foi usado como comida, sendo que no século 16 houve uma queda na demanda do alimento.

Mas a lenda que dizem ser o tal motivo que levou o escargot a ser tão renomado aconteceu no século XIX, mais especificamente em 1814. Nessa época, Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord, então primeiro-ministro francês, convidou o czar Alexandre 1º, da Rússia, para almoçar na região de Borgonha e deixou que seu cozinheiro pessoal, Marie-Antoine Carême, preparasse a refeição.

Acontece que, diz a lenda, Carême não encontrou carne ou peixe para fazer a refeição, então decidiu se virar com alguns caracóis que estavam no jardim. Servindo então com molho com alho, salsa e manteiga para disfarçar, colocou-os no forno e os serviu. O Czar teria se encantado pelo prato e ao regressar a Rússia, teria pedido para seu cozinheiro preparar os “escargots de Borgonha”. A elite francesa teria descoberto o acontecido e, por conta disso, queriam descobrir como era a receita que fez o Czar russo ficar encantado. Desde então, a popularização do escargot é cada vez maior.

Escargot hoje

Os caracóis são considerados como iguarias em Portugal e em vários países. Também são bastante apreciados na França e Itália onde são chamados de escargots e lumache, respectivamente.
Os caracóis são considerados como iguarias em Portugal e em vários países. Também são bastante apreciados na França e Itália onde são chamados de escargots e lumache, respectivamente.

Hoje o escargot é servido em um prato de metal, dentro das conchas e acompanhados de torradas. Uma típica porção gourmet! Quando bem temperado, o escargot causa uma explosão de sabor que faz com que seu sabor seja extremamente tocante.

Mas algo que atrapalha são seus preços altos, mas existe uma explicação para isso: Um escargot leva oito meses para atingir 15 gramas, sendo esse o peso mínimo para ir a mesa, além do mesmo ser muito frágil e sensível, com grandes chances de morte caso não esteja em um local preparado.

O escargot é extremamente popular não apenas por conta de ser um prato refinado da cultura francesa, mas também por conta de seu sabor inigualável e, de quebra, uma fonte de proteínas!

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?