A tradição é um fator que sempre acompanhou o cenário automobilístico. Até os dias atuais, algumas montadoras ainda mantém costumes que as tornam diferenciadas das demais.
No caso da Porsche, sua ignição do lado esquerdo sempre chamou a atenção por ser diferente dos demais veículos. Mas para tudo tem uma explicação e, para que isso ocorresse, ocorreu uma história que por mais interessante que seja, ainda assim é pouco divulgada
A ideia principal da ignição do lado esquerdo não veio da marca Porsche, e sim da Damler-Benz (Mercedes Benz). Mas a ideia de implementar tal tecnologia veio de um engenheiro chamado Ferdinand Porsche, que anos depois viria a criar sua própria montadora.
O modelo desenvolvido por Ferdinand com a tecnologia era o Mercedes SSK, produzido entre oas décadas de 20 e 30, que possuía o cilindro de ignição na esquerda nos carros com o volante à esquerda, e no lado direito nos carros com volante na direita, ou seja, fazendo com que a mão que ligasse o carro sempre ficasse oposta ao câmbio.
Os anos passaram e, em 1931, Ferdinand criava a Porsche. Inicialmente seus veículos tinham a ignição na posição normal, mas tudo mudou com a entrada da marca nas 24 Horas de Le Mans.
A primeira prova da Porsche em Le Mans foi disputada em 1951, justamente no ano em que Ferdinand veio a falecer. Até então, os veículos usavam a ignição exatamente no meio do painel no modelo 356.
Mas vamos lembrar como começava a prova das 24 Horas de Le Mans: Os pilotos ficavam do outro lado da pista e após a largada, iam correndo até o carro onde precisavam ligar e já sair com os mesmos para a corrida.
Foi então que os engenheiros da marca perceberam que, com a ignição do lado esquerdo igual Ferdinand havia projetado na Mercedes SSK, o piloto poderia ligar o carro enquanto estava entrando nele e, ao mesmo tempo, já engatar a primeira marcha. A estratégia foi adotada pela Porsche e, em 1953, estrearam em Le Mans os Porsches com ignição do lado esquerdo.
Nos carros de rua, quando a Porsche voltou para a Alemanha em 1950, o 356 sofreu uma alteração ganhando um rádio no painel e, já que o radio estava no lugar da ignição, a mesma foi redirecionada para a esquerda.
Nos dias atuais, todos os veículos da marca usam o botão de ignição do lado esquerdo, desde os SUVS Macan e Cayenne até o clássico 911. Já se passaram quase 70 anos desde a estreia da Porsche com sua ignição do lado esquerdo, e essa aparentemente será uma tradição que acompanhará a marca para sempre.
*Com informações do Flatout.