buscar
Viagem

Por que a 123 Milhas e o Hurb frustaram usuários que queriam pacotes de viagem baratos

Desde a última sexta-feira (18), as discussões em torno do cancelamento em massa das viagens promocionais agendadas para 2023 pela agência de viagens 123 Milhas têm dominado as conversas. Clientes que tinham planos de embarcar nas rotas "Promo" entre os meses de setembro e dezembro receberão reembolsos na forma de vouchers.
Publicado em Viagem dia 21/08/2023 por Alan Corrêa

Desde a última sexta-feira (18), as discussões em torno do cancelamento em massa das viagens promocionais agendadas para 2023 pela agência de viagens 123 Milhas têm dominado as conversas. Clientes que tinham planos de embarcar nas rotas “Promo” entre os meses de setembro e dezembro receberão reembolsos na forma de vouchers.

Um cenário semelhante ocorreu em abril deste ano com a Hurb, que também começou a cancelar viagens promocionais de seus clientes. Essa crise levou à destituição do CEO e desencadeou um processo de realocação ou reembolso para os afetados.

Cancelamento de Viagens Promocionais Deixa Clientes da Agência de Viagens 123 Milhas Frustrados

No fim de semana, a mídia noticiou que a iniciativa da 123 Milhas envolveu a emissão de vouchers no montante correspondente ao valor gasto pelos clientes, ajustado pela correção monetária. Contudo, apesar dessa abordagem, os clientes ainda enfrentam um impacto considerável, pois é praticamente inviável concretizar as viagens planejadas para os próximos meses em um espaço tão curto de tempo e com custos tão reduzidos.

Um exemplo disso é o caso da jornalista Polyana Lima e do publicitário Carlinhos Pimentel, que tiveram que reconsiderar seus planos de lua de mel, originalmente agendada para outubro. O valor fornecido pela empresa não seria suficiente para cobrir os gastos da viagem entre Maceió (AL) e Gramado (RS). Diante dessa situação, a única alternativa foi cancelar a viagem e iniciar uma ação judicial contra a agência a fim de recuperar o montante pago.

Este é apenas um entre vários casos semelhantes identificados pelo G1. A empresa agora enfrentará questionamentos das autoridades federais e do Procon a respeito dessas situações.

Nesta reportagem, serão abordados os seguintes tópicos:

Os Desafios por Trás do Cancelamento das Viagens Promocionais da 123 Milhas

A decisão da 123 Milhas de cancelar suas viagens promocionais programadas para 2023 gerou questionamentos sobre os fatores que levaram a essa situação. A empresa afirmou, durante o fim de semana, que essa medida se deve “à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, relacionados principalmente à pressão da demanda e ao preço das tarifas aéreas”. Essa explicação não é única e já se viu um cenário semelhante no passado.

Em abril deste ano, o Hurb enfrentou um processo semelhante, tendo que cancelar ou adiar indefinidamente as viagens de clientes com reservas em linhas promocionais. A razão para tal medida era idêntica: a incapacidade de realizar as viagens nos preços acordados.

Tanto a 123 Milhas quanto o Hurb operam seus pacotes promocionais seguindo uma lógica específica:

*Com informações do G1.