Uma divulgação feita pelo presidente do Banco Inter, revelou uma solução tecnológica, onde os pagamentos com cartão poderá ser feitos pelo celular. Através da tecnologia NFC (Near Field Communication) para realizar a conexão entre o cartão e o dispositivo. A ideia está prevista para ser lançada entre o fim deste ano e início de 2020.
O Banco Inter não usará os aparelhos de PoS tradicionais, o novo plano da instituição é que o comerciante faça uso do próprio celular como maquininha. O empreendedor baixar o aplicativo do Inter, e com apenas dois passo já conclui a transação. Será preciso só preencher os dados da compra, como o valor e se a transação vai ser no débito ou no crédito, e em seguida, só posicionar o cartão do cliente na frente do leitor NFC do celular e pronto. O serviço é semelhante ao Apple Pay, que já tem suporte para cartões de débito e crédito dos maiores bancos do país. Porém, essa função é válida para smartphones que tenha comunicação por aproximação (NFC) embarcada.
Já pensou em ter uma maquininha de cartão no seu celular? O @BancoInter revolucionou o setor bancário, e agora estamos trabalhando para revolucionar a indústria de meios de pagamentos. Aguardem! pic.twitter.com/pqARpO8wPC
— João Vitor Menin (@jvitormenin) August 12, 2019
O Banco Inter quer revolucionar a indústria de meios de pagamentos, e por isso anuncia serviço de maquininha digital para comerciantes, com o intuito de dispensar o uso de dispositivos físicos e realizar as operações financeiras diretamente do celular do pequeno empreendedor.
O serviço ficará disponível para clientes com contas de pessoa jurídica. As taxas exercidas sobre o serviço ainda não foram definidas, mas haverá uma redução de custos ao cliente, por não fazer uso físico das maquininhas. A iniciativa surgiu como parte de um plano da fintech para atrair pessoas jurídicas. O Banco Inter não confirmou se atuará como credenciadora de cartões ou se fará parceria com outra instituição. No entanto, o que está impedindo o crescimento desse novo projeto, é o fato de que apenas alguns clientes do Banco Inter tem cartão com tecnologia NFC. Mas a estimativa até a data de lançamento, é que pelo menos 30% da base terá cartão com NFC.
Atualmente, o Banco Inter tem em média 2,5 milhões de clientes, são cerca de 10 mil correntistas a cada dia útil. O sucesso e crescimento do Inter atraiu mais fundo de investimentos, o japonês Softbank adquiriu 8% do capital do banco por R$ 760 milhões. Com isso, disparou ainda mais os lucros da instituição, chegando a faturar cerca de R$ 33 milhões no segundo trimestre deste ano.
*Com informações do OlharDigital e Starse.