A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (20/6), a Operação Churrascada, que investiga a venda de decisões judiciais por um desembargador da área criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP). A operação teve início após autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Com a participação de mais de 80 policiais federais, a operação cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em diversos endereços na capital e no interior paulista. A ação faz parte de uma investigação em andamento no STJ.
A Operação Churrascada é um desdobramento da Operação Contágio, realizada pela Polícia Federal em 2021. A Operação Contágio desarticulou uma organização criminosa responsável pelo desvio de verbas públicas destinadas à área de saúde.
O nome da Operação Churrascada faz referência ao termo “churrasco”, utilizado pelos investigados para se referir ao dia do plantão judiciário do magistrado. Esta prática foi descoberta durante as investigações, indicando uma possível rotina de corrupção no tribunal.
A operação visa aprofundar as investigações sobre o envolvimento do desembargador e outros possíveis participantes no esquema de venda de decisões judiciais. A Polícia Federal continuará apurando os fatos e buscando provas que possam levar ao indiciamento dos responsáveis.
Esta ação demonstra o compromisso das autoridades em combater a corrupção no judiciário, garantindo a integridade e a justiça no sistema legal. A Polícia Federal seguirá com as investigações para assegurar que todos os envolvidos sejam devidamente responsabilizados.
*Fonte: Gov.Br.