Olimpíadas de Paris 2024: confira os mascotes e datas

Jogos Olímpicos de Paris 2024 prometem ser um grande show do esporte mundial, nesta segunda-feira (14) a organização francesa revelou como serão os mascotes.
Publicado em Mundo dia 15/11/2022 por Alan Corrêa

Jogos Olímpicos de Paris 2024 prometem ser um grande show do esporte mundial, nesta segunda-feira (14) a organização francesa revelou como serão os mascotes.

Diferente da maior parte dos eventos esportivos, que escolhem animais com características humanas como mascotes, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024 anunciaram que suas mascotes serão dois barretes frígios, nome de um tipo específico de gorro. Ambos são vermelhos e, um deles, usa uma prótese.

Esses carinhas significam o barrete frígio, tradicional chapéu francês utilizado pelo revolucionários durante a Revolução Francesa. Assim como o mascote da Copa, é a primeira vez nas Olimpíadas que um objeto é usado como referência.

Paris 2024

Os Jogos Olímpicos serão disputados de 26 de julho a 11 de agosto de 2024 e os Jogos Paralímpicos de 4 a 15 de setembro do mesmo ano.

Paris sediou anteriormente Jogos Olímpicos de Verão de 1900 e os Jogos Olímpicos de Verão de 1924. A cidade é segunda na história a receber os Jogos Olímpicos de Verão oficialmente três vezes (a primeira foi Londres em 1908, 1948 e 2012).

O ano de 2024 também marca o centenário da última vez que a cidade tinha sediado os Jogos, e também o primeiro centenário dos Jogos Olímpicos de Inverno que foram disputados em Chamonix. Além disso, será a sexta vez que os Jogos serão disputados na França, sendo a terceira de verão.

Pelúcia da China

As versões em pelúcia vermelha foram apresentadas oficialmente e chegarão esta semana à loja oficial dos Jogos, no complexo comercial Les Halles, no coração de Paris.

As pelúcias são quase todas fabricadas na China, “como a grande maioria dos bichinhos vendidos em França”, destacam os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris. Apenas 8% dos bichos de pelúcia devem ser feitos na França, disse o comitê organizador (Cojo) durante a coletiva de imprensa.

O Cojo pensa em vender dois milhões de exemplares, indicou o chefe do comitê, Tony Estanguet. Financeiramente, isso representa “entre 20 e 25%” das receitas dos produtos licenciados, dos quais a pelúcia será o principal elemento.

*Com informações do GShow e Wikipédia.