O que é um câncer e quais os tipos

Aquilo que se chama câncer, e que algumas pessoas preferem nem pronunciar o nome e apenas dizer “aquela doença”, na verdade engloba mais de 100 doenças ou tipos diferentes, que têm em comum um crescimento desordenado das células. Mas como ela surge e como se desenvolve? O que é tumor benigno e maligno e quais as diferenças? Essas e outras questões estão desenvolvidas neste texto.

Saúde
4 semanas atrás
O que é um câncer e quais os tipos

O que é câncer?

O organismo humano é formado por uma quantidade imensa de células com funções diferentes e que agem em nós de forma organizada. Num organismo saudável as células crescem e se multiplicam (processo chamado de divisão celular), e as que morrem são substituídas de forma controlada.

Quando essas células começam a “dar defeito”, ou seja, sofrem uma alteração no DNA, passam a se multiplicar de forma descontrolada e sem organização, o que resulta no agrupamento de células que formam o que chamamos de tumor. Isso é o câncer.

Quais os tipos de câncer?

São muitos os tipos de câncer, mais de 100 na verdade, mas eles podem ser classificados, grosso modo, um duas grandes categorias: sólido ou hematológico.

O câncer sólido é o que está em determinado órgão e constitui um tumor maligno, e os mais comuns dentre eles são: os de próstata, mama, colo de útero, pulmão, intestino, estômago e pele.

O câncer hematológico é o que dá no sangue, como por exemplo: leucemias, os linfomas, o mieloma múltiplo, a síndrome mielodisplásica e as síndromes mieloproliferativas.

O que é câncer benigno e maligno e quais as diferenças entre eles?

Sempre ouvimos falar que existe câncer benigno e maligno, mas o que distingue um do outro? O tumor chamado de benigno é constituído por células cancerígenas muito parecidas com as células saudáveis, se multiplicam numa velocidade mais baixa e não podem migrar para outros tecidos. Na maior parte dos casos com uma cirurgia o tumor é removido e a pessoa está curada.

Já o tumor chamado de maligno – propriamente o câncer – ele é caracterizado pelo crescimento desenfreado das células “doentes”, sendo capaz de soltar tecidos e até de migrar para outras partes do corpo. Quando isso acontece se diz que o câncer produziu metástase. Essa migração de um órgão para o outro se dá pelo sistema sanguíneo na maior parte dos casos.

É importante salientar que mesmo o tumor maligno tem cura se descoberto cedo, quando ainda não produziu metástase, com o tratamento adequado. Por isso, é importante consultar um médico o quanto antes se perceber algo estranho em seu corpo.

Quais as causas do câncer?

O câncer pode ter causas externas ou internas. As externas referem-se ao ambiente da pessoa como um todo, ou seja, o ambiente social e cultural, os hábitos de vida, especialmente os alimentícios. Constituem 80% a 90% dos casos.

O interno é aquele pré-determinado geneticamente, e está vinculado com o sistema de defesa do organismo, a capacidade que ele tem de se defender das agressões externas.

Não existe um estudo conclusivo quanto às causas de câncer relacionadas com os alimentos que consumimos, mas fortes indícios de que certos tipos de alimentos são prejudiciais à saúde e podem provocar câncer.

O envelhecimento pode deixar o organismo mais desprotegido ou propício para o surgimento do câncer, já que as células estão mais cansadas e desgastadas, além das células mais idosas terem sido expostas a mais fatores que podem causar a doença.

Como o câncer pode ser evitado e combatido?

É difícil dizer como o câncer pode ser evitado, especialmente me casos relacionados com genética, mas o fato é que hábitos saudáveis com certeza ajudam a evitar a doença. Uma boa alimentação – não uma alimentação cara, mas sim saudável – sono regular, vida emocional e profissional estável, enfim, uma vida o mais possível próximo do natural, coisa difícil na sociedade movimentada e agitada de nossos dias, pode reduzir bastante as chances de ser afetado pela doença.

Para combater a doença, a melhor maneira é ficar atento ao seu surgimento e começar o tratamento o quanto antes possível. Quanto mais cedo começar, maiores são as chances da alcançar a cura, e menos agressivo precisa ser o tratamento. Então, se perceber algo errado no seu corpo, não postergue para depois por causa de um trabalho urgente ou um curso que precisa fazer, pare tudo e vá ao médico se certificar do que está acontecendo. De nada servirá uma promoção profissional se não tiver tempo de vida para desfrutar do sucesso. Cuide bem da sua saúde em primeiro lugar.

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?