buscar
Tecnologia

O que é o sensor Time-of-Flight

A previsão é que a Apple comece aderir essa nova especialidade no próximo ano. O LG G8 ThinQ já tem um sensor TOF na câmera frontal para ajudar na tecnologia de leitura da palma da mão que desbloqueia o dispositivo, já o Samsung Galaxy S10 comum não possui um sensor TOF, mas a versão 5G sim.
Publicado em Tecnologia dia 16/08/2019 por Alan Corrêa

Os smartphones são os aparelhos que mais evolui rapidamente em tecnologia, agora alguns celulares já estão sendo desenvolvidos com um sensor time-of-flight, que capturar a profundidade no sentido de medir a posição dos objetos em uma cena e descobrir onde eles estão em um espaço 3D em tempo real.

É comum encontrar os sensores TOF, como são chamados, em estudos topográficos, drones e na robótica. E também já vem sendo usado na segunda geração do Kinect da Microsoft.

A previsão é que a Apple comece aderir essa nova especialidade no próximo ano. O LG G8 ThinQ já tem um sensor TOF na câmera frontal para ajudar na tecnologia de leitura da palma da mão que desbloqueia o dispositivo, já o Samsung Galaxy S10 comum não possui um sensor TOF, mas a versão 5G sim.

Saiba como funciona

Oppo R17 Pro

Os sensores TOF funciona como feixes de luz igual a um radar, e sabe o quão longe está um objeto, através do tempo que a luz demora para retornar. Deste modo, ele mapeando a cena em 3D.

Basicamente é como a câmera TrueDepth, encontrada na parte da frente dos últimos iPhones, porém a única diferença é que elas são capazes de mapear mais pontos em uma área maior.

O resultado do mapa de três dimensões é conhecido como imagem de extensão, produzido a partir da velocidade da luz de 299.792.458 metros por segundo, fazendo a captura acontece em 60 fps (frames-per-second). O jato de luz na hora do disparo é imperceptível, pois tudo acontece em um espectro de luz infravermelha.

Na verdade o time-of-flight não chega ser muito diferente da tecnologia Lidar que encontramos em alguns dos carros autônomos, só que nesse caso são utilizados lasers para escanear o ambiente ao redor, em vez da luz infravermelha.

Smartphones com câmera ToF

Porque escolher os smartphone com função TOF?

Com ele é possível melhorar muito a qualidade das fotos em diversos fatores, primeiro que, saber o quão longe estão os objetos ajuda colocar em foco com mais precisão tudo que estiver em uma cena. Além disso, efeitos como Retrato e Fundo Desfocado podem ser aplicados com mais qualidade e flexibilidade.

Os sensores TOF também podem ajudar na baixa luminosidade, que é a maior dificuldade dos smartphones. Enquanto a câmera tanta focar em uma paisagem noturna, os sensores fornece informação da profundidade dos objetos que não estão iluminados corretamente.

Com os sensores time-of-flight, os aplicativos AR serão capazes de criar cenas com realidade aumentada, já que as partes geradas por computador ficarão mapeadas corretamente no espaço 3D. Outra coisa que o sensor TOF pode fornecer, é o suporte para gestos, de forma similar com que o chip Soli deve fazer no Pixel 4.

Toda essa tecnologia não funciona sozinho, as técnicas de processamento de imagens junto com a capturas por outras lentes que compõem a câmera, podem se unir com as informações vindas desse sensor, tornando as fotos mais detalhada e nítida. Entretanto, não sabemos se essa tecnologia realmente já entrará presente na próxima geração do Google Pixel e dos iPhones. No entanto, vale a pena saber quais serão as funcionalidades utilizadas pelas fabricantes, assim como quase todas as outras especificações do seu smartphone.

*Com informações do Gizmodo e Wiki.