buscar
Mundo

O mundo vai perdoar Dalai Lama depois da polêmica?

Hoje, o líder espiritual tibetano, Dalai Lama, emitiu um pedido de desculpas depois que um vídeo dele circulou nas redes sociais, mostrando-o pedindo a uma criança que tocasse sua língua.
Publicado em Mundo dia 10/04/2023 por Alan Corrêa

Hoje, o líder espiritual tibetano, Dalai Lama, emitiu um pedido de desculpas depois que um vídeo dele circulou nas redes sociais, mostrando-o pedindo a uma criança que tocasse sua língua.

O Dalai Lama emitiu um pedido de desculpas na segunda-feira (10), após ter sido amplamente criticado por comportamento inapropriado em relação a uma criança, na qual ele supostamente deu um “selinho”. Durante um evento público na Índia, em 28 de fevereiro, ele pediu para beijar o menino na boca e “chupar a língua”.

De acordo com uma nota divulgada pela equipe do Dalai Lama, um menino solicitou um abraço durante uma audiência recente com Sua Santidade.

A equipe do Dalai Lama explicou que o líder espiritual muitas vezes brinca com as pessoas de maneira inocente e brincalhona, inclusive em público e na frente das câmeras, mas que ele se arrepende do incidente.

No entanto, o Dalai Lama se desculpou com a criança e sua família, bem como com amigos ao redor do mundo, por qualquer desconforto que possa ter sido causado.

Polêmica ganhou o mundo

As imagens mostram o líder espiritual tibetano de 87 anos perguntando ao menino se ele pode chupar sua língua, enquanto mostra a língua.

No pedido de desculpas, o Dalai Lama se referiu ao ato como “inocente”, mas não abordou a inapropriada natureza de sua pergunta ao menino.

Embora os presentes tenham rido, muitas pessoas depois chamaram a atenção para o comportamento problemático do líder espiritual. A criança parece ter ficado claramente desconcertada após a pergunta.

Uma petição intitulada “Salvem as crianças de Dalai Lama – vamos parar com o abuso infantil” foi criada na plataforma Change, e diversos usuários nas redes sociais se disseram chocados e enojados com as imagens, acusando-o de pedofilia e pedindo até sua prisão.

“Sua Santidade gostaria de pedir desculpas ao menino e sua família, bem como a seus muitos amigos ao redor do mundo, por qualquer dor que suas palavras possam ter causado”, dizia um comunicado publicado em sua conta oficial no Twitter, que tem 19 milhões de seguidores.

“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e na frente das câmeras. Ele lamenta esse incidente”, continua o tuíte.

As reações nas redes sociais deixam claro que a ação não foi vista como uma simples brincadeira.

*Com informações da CNN, UOL e Wikipédia.