O ar pode ser usado para restaurar a biodiversidade da Terra

Temos ouvido falar cada vez mais em temas de desmatamento desenfreado, necessidade de diminuir a poluição, em técnicas de replantio e muitas outras prioridades que o planeta tem nesse momento. Mas como podemos restaurar algo que já está tão danificado?

Ciência
Publicado em 28/10/2021 por Alan Corrêa
O ar pode ser usado para restaurar a biodiversidade da Terra

A restauração de terras envolve mais do que o plantio de árvores, diz a ambientalista Susan Graham. Com sua equipe, ela combina tecnologia de drones com IA treinada em ecologia para restaurar terras degradadas e ecossistemas complexos e ricos em biodiversidade. Veja como isso funciona.

Os seres humanos estão degradando a Terra

Todo ano, os seres humanos transformam 10 milhões de hectares de terra, e nem sempre para melhor. Agora, há mais de 2 bilhões de hectares de terra degradada pelo mundo.

Precisamos resolver esse problema rapidamente, e a tecnologia pode ajudar. A restauração de terras é um desafio enorme e complexo. Não pode ser feito apenas com o plantio de árvores.

Plantio baseado em drones e IA treinada em ecologia
Plantio baseado em drones e IA treinada em ecologia

A necessidade de ecossistemas restaurados

Precisamos restaurar ecossistemas nativos e complexos, e isso requer profundo conhecimento ecológico.

Até agora, estávamos limitados a reproduções ruins, como vastas plantações de um único tipo de árvore. Mas drones mudam tudo, permitindo-nos coletar dados e plantar rapidamente a combinação certa de vegetação, em grande escala.

A análise do aprendizado de máquina nos permite planejar o plantio e monitorar nosso trabalho de restauração.

Um bom exemplo de que isso é possível

Por exemplo, na Austrália, estão usando plantio baseado em drones e IA treinada em ecologia para restaurar milhares de hectares de terras exploradas por causa do carvão, não apenas plantando árvores, mas trazendo de volta ecossistemas complexos e ricos em biodiversidade.

Em uma escala maior, florestas da Austrália foram destruídas por incêndios florestais catastróficos e derrubadas para a agricultura. Isso significa menos fontes de alimento e habitats seguros para os coalas.

Plantio baseado em drones e IA treinada em ecologia
Plantio baseado em drones e IA treinada em ecologia

Um novo projeto revolucionário

Um novo projeto nos permitiria acelerar a restauração de milhares de hectares de florestas de coalas ao longo dos próximos anos. Com a combinação dessas tecnologias, podemos ampliar a restauração de uma pequena ilha a um continente inteiro.

A Ilha de Lord Howe

Podemos devolver as florestas à terra onde antes ficava uma mina, ou recriar ecossistemas, como aquele que esperamos restaurar na Ilha de Lord Howe, berço de um dos maiores insetos do mundo.

Essa ilha especial é atormentada por espécies importadas. Ajudamos a erradicar plantas indesejáveis para permitir que espécies nativas prosperem. Não se trata apenas de bilhões de árvores. Trata-se de restaurar a natureza em toda sua complexidade e beleza.

Plantio baseado em drones e IA treinada em ecologia
Plantio baseado em drones e IA treinada em ecologia

Fusne

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em comprar online. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e tristezas nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...

Vamos Bater um Papo?