A linha de modelos de motor central 718 da Porsche tem um novo queridinho, com um carro esportivo projetado para proporcionar o máximo prazer ao dirigir: o novo Porsche 718 Spyder RS, versão conversível do 718 Cayman GT4 RS.
Pela primeira vez, um carro esportivo conversível de motor central apresenta o motor boxer de seis cilindros naturalmente aspirado de 368 kW (500 cv) do 911 GT3. Essa mesma unidade de potência leve, conhecida por seu design de alta rotação, também é utilizada no carro de corrida Porsche 911 GT3 Cup.
Com sua capota manual excepcionalmente leve e purista, o 718 Spyder RS converte o som emocionante do motor em uma experiência ainda mais atraente. Esse efeito é acentuado pelo sistema de escapamento esportivo leve em aço inoxidável e pelas distintas entradas de ar localizadas atrás dos encostos de cabeça.
O trem de força do novo 718 Spyder RS é idêntico ao do cupê 718 Cayman GT4 RS. O motor boxer de seis cilindros, com 4,0 litros de volume, atinge rotações de até 9.000 rpm e produz uma potência de 368 kW (500 cv) e torque máximo de 450 Nm. Combinado com uma transmissão PDK de sete velocidades com relação curta, o motor de seis cilindros impulsiona o roadster de dois lugares de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
O carro atinge a marca de 200 km/h em apenas 10,9 segundos. Em comparação com o 718 Spyder sem a designação ‘RS’, o novo modelo de ponta não apenas possui 59 kW (80 cv) adicionais, mas também acelera de 0 a 100 km/h meio segundo mais rápido. Sua velocidade máxima agora é de 308 km/h, em vez de 300 km/h. Como todo modelo RS moderno, o novo 718 Spyder RS está disponível exclusivamente com a transmissão Porsche de dupla embreagem (PDK).
As borboletas de mudança de marchas permitem que os motoristas mantenham as mãos no volante mesmo ao operar o câmbio manualmente. Além disso, o motorista pode usar a alavanca seletora ergonomicamente projetada localizada no console central. Além de um motor mais potente, o menor peso do novo modelo também contribui para um melhor desempenho: com 1.410 quilos, o Spyder RS pesa 40 quilos a menos que o 718 Spyder com PDK e, na verdade, é cinco quilos mais leve que o 718 Cayman GT4 RS. O Spyder RS representa o ponto alto mais recente da linha de modelos iniciada em 2016.
A dianteira do novo Porsche 718 Spyder RS é praticamente idêntica à do 718 Cayman GT4 RS. O capô dianteiro padrão é feito de CFRP e possui uma ampla saída de ar acima do para-choque. Os dois dutos NACA aumentam o resfriamento dos freios sem prejudicar o coeficiente de arrasto. As lâminas laterais nas extremidades externas do para-choque aumentam a downforce.
O lábio do spoiler dianteiro é ligeiramente mais curto do que o do 718 Cayman GT4 RS, que, juntamente com a grande asa traseira, proporciona maior downforce geral ao Cayman e, portanto, requer um spoiler maior para alcançar o equilíbrio aerodinâmico. Em vez de uma asa, o 718 Spyder RS apresenta uma impressionante borda destacável em formato de “ducktail”. A interação entre todos os componentes aerodinâmicos é perfeitamente coordenada. Eles mantêm o equilíbrio aerodinâmico do carro e garantem máxima estabilidade de direção em altas velocidades.
O novo 718 Spyder RS vem com uma capota leve, operada manualmente. O design é incrivelmente compacto, composto pela capota e um defletor. Ambos os componentes são completamente removíveis e podem ser armazenados juntos ou separadamente no veículo. A capota também pode ser usada como uma capota “Bimini”, protegendo o motorista e o passageiro dianteiro da intensa luz solar.
Nesse caso, o habitáculo permanece amplamente aberto para o lado e para trás dos passageiros. Em caso de chuva, o defletor e os vidros laterais oferecem proteção completa. Todo o teto, incluindo as partes mecânicas, pesa apenas 18,3 kg. Isso representa uma redução de 7,6 kg em relação ao 718 Spyder e 16,5 kg em relação ao 718 Boxster. Os motoristas que desejam reduzir ainda mais o peso do veículo em oito quilos podem deixar a capota em casa, caso as condições climáticas permitam.
O chassi do 718 Spyder RS utiliza componentes do 718 Cayman GT4 RS e do 718 Spyder, e foi projetado para proporcionar o máximo prazer de dirigir em estradas sinuosas. Ele vem de fábrica com o Porsche Active Suspension Management (PASM) com ajuste esportivo e foi rebaixado em 30 milímetros. Também possui Porsche Torque Vectoring (PTV) com diferencial mecânico de deslizamento limitado, juntas de suspensão esféricas e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas. O comportamento do chassi é caracterizado pela precisão da direção, bem como pela condução ágil e extremamente neutra. Certos parâmetros da suspensão podem ser ajustados individualmente, como altura, cambagem, convergência e barra estabilizadora. Em comparação com o 718 Cayman GT4 RS, as taxas de mola e amortecedor foram reduzidas para obter uma configuração mais confortável e adequada para a condução prazerosa de um carro conversível.
Um caráter esportivo também define o interior do carro: o habitáculo é focado nos elementos essenciais, conferindo um caráter funcional e ergonômico. O volante esportivo RS é revestido em Race-Tex e apresenta uma marcação amarela na posição das 12 horas. Os leves assentos concha são feitos de CFRP e oferecem um suporte lateral particularmente impressionante.
As capas dos bancos são de couro preto, enquanto o centro dos bancos, revestidos em Race-Tex perfurado, apresenta uma cor contrastante em um fundo preto. As cores contrastantes disponíveis são Cinza Ártico ou Vermelho Carmine. Um logotipo “Spyder RS” na cor correspondente é bordado nos encostos de cabeça. O painel e os acabamentos são revestidos em couro. As cores externas disponíveis incluem quatro cores sólidas e três cores metálicas, incluindo o novo Cinza Vanadium metálico, além das cores especiais Cinza Ártico, Azul Tubarão e Ruby Star Neo.
As pré-vendas do novo Porsche 718 Spyder RS no Brasil terão início em 2023, com previsão de entrega para o ano seguinte. O preço sugerido para o público é de R$ 1.238.000,00.
O Porsche 718 Spyder RS, lançado em junho, comemora os 75 anos da Porsche Sports Cars em Stuttgart-Zuffenhausen. Logo após, ele será apresentado no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra.
O pacote Weissach opcional também está disponível para o Spyder RS. As rodas forjadas de magnésio opcionais, excepcionalmente leves, podem ser encomendadas em conjunto com esse pacote de equipamentos especialmente focado no desempenho. As saídas de escape esportivas são feitas de titânio. O visual é inspirado na edição limitada do Porsche 935 de 2018.
Um destaque visual no interior do carro é a parte superior do painel revestida com Race-Tex antirreflexo. Exclusivo para os compradores do Porsche 718 Spyder RS, está disponível um cronógrafo feito à mão da Porsche Design Timepieces – um relógio de alta qualidade produzido pela operação relojoeira interna da Porsche em Solothurn, na Suíça. Projetado para combinar com a configuração do carro, a caixa particularmente leve é feita de titânio, o mostrador é feito de carbono e a pulseira é feita de couro utilizado no veículo. O rotor na parte traseira reflete o design da roda do 718 Spyder RS.
*Com informações da Porsche.