Novo kit de diagnóstico para febre maculosa é aprovado pela ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval para o registro de um novo produto destinado à identificação e diagnóstico da febre maculosa. Desenvolvido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, este é o segundo kit autorizado no Brasil com essa finalidade e utiliza a técnica PCR, que possibilita a detecção do material genético das bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela.
Publicado por Alan Correa em Saúde dia 5/07/2023

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval para o registro de um novo produto destinado à identificação e diagnóstico da febre maculosa.

Desenvolvido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, este é o segundo kit autorizado no Brasil com essa finalidade e utiliza a técnica PCR, que possibilita a detecção do material genético das bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela.

Conforme determinação da Anvisa, o teste deverá ser conduzido por profissionais da área da saúde com conhecimento específico em biologia molecular. É importante ressaltar que a febre maculosa não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa nem por meio do contato com animais infectados.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril e aguda, com gravidade que varia de caso a caso.
A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril e aguda, com gravidade que varia de caso a caso.

Os humanos geralmente são apenas hospedeiros acidentais do carrapato. Os equídeos, como cavalos, são os hospedeiros preferenciais da bactéria causadora da febre maculosa, embora também possa parasitar bovinos, animais domésticos e animais silvestres.

Entre os sintomas da doença, destacam-se febre, dores de cabeça e musculares, mal-estar, náuseas, vômitos, manifestações hemorrágicas e o aparecimento de manchas avermelhadas na pele.

*Com informações da Veja, GovBr e Agência Brasil.

Alan Correa
Alan Correa
Sou jornalista desde 2014 (MTB: 0075964/SP), com foco em reportagens para jornais, blogs e sites de notícias. Escrevo com apuração rigorosa, clareza e compromisso com a informação. Apaixonado por tecnologia e carros.