A partir desta sexta-feira (25), as “big techs”, as gigantes da tecnologia, estão sujeitas a regras mais rigorosas na União Europeia. Empresas como Apple, Google, Microsoft, Amazon e Facebook, entre outras listadas ao final, serão impactadas por essa mudança significativa.
Essas empresas estão abrangidas pela chamada Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês), uma iniciativa que estipula diretrizes específicas para as grandes corporações da internet. Entre as disposições da DSA, está a exigência de compartilhamento de algoritmos com especialistas da União Europeia, garantia de privacidade e proteção para menores de idade, entre outros critérios.
Nessa primeira fase, a DSA será aplicada a todas as plataformas digitais que possuam mais de 45 milhões de usuários nos 27 países membros da UE. No total, 19 serviços se encaixam nesse escopo regulatório.
A partir de 17 de fevereiro de 2024, essas regras se expandirão para todos os negócios online, independentemente do tamanho. A Lei de Serviços Digitais estipula diversas obrigações para as plataformas, incluindo:
A lista de serviços afetados pela Lei de Serviços Digitais da União Europeia inclui nomes como Alibaba AliExpress, Amazon Marketplace, Apple (App Store), Bing, Booking.com, Facebook, Google Play, Google Maps, Google Search, Google Shopping, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Snapchat, TikTok, Twitter, Wikipedia, YouTube e Zalando.
Para mais informações sobre avanços tecnológicos e outros temas relevantes, continue acompanhando nossas matérias.
*Com informações do G1.