O Nova Venécia, clube de futebol do noroeste do Espírito Santo, que tem como proprietário o atacante Richarlison, jogador do Tottenham-ING, deu um importante passo rumo a uma nova era de gestão. Tornando-se pioneiro no estado, o Leão do Norte oficializou a mudança para o modelo de Sociedade Anônima do Futebol, permitindo a venda de 90% de suas ações. O anúncio foi feito através das redes sociais do clube nesta quinta-feira.
A decisão de se tornar uma SAF foi aprovada com uma alteração no estatuto do Nova Venécia. Com essa mudança, o clube passa a ter a flexibilidade de negociar com empresas e investidores, seguindo o exemplo de outros times como Rio Branco-ES e Desportiva Ferroviária, que têm buscado novas parcerias para fortalecer suas estruturas.
O rápido ascenso do time veneciano à Série A do Campeonato Capixaba, aliado às recentes participações em competições nacionais, impulsionou a transformação em SAF. O presidente Antônio de Andrade, pai do atacante Richarlison, destacou que ainda não houve contatos com possíveis investidores, mas a expectativa é que o clube atraia interesse devido ao seu potencial e crescimento recente.
Mesmo com o anúncio da mudança para a SAF, o Nova Venécia está concentrado na disputa pelo bicampeonato da Copa Espírito Santo. Nas quartas de final, o Leão do Norte enfrentará o arquirrival Real Noroeste. O primeiro jogo acontecerá no dia 26 de julho, quarta-feira, às 19h, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, enquanto a partida de volta será realizada no dia 30 de julho, domingo, às 15h, no Zenor Pedrosa.
A vantagem de jogar pela igualdade na soma do placar agregado, dos dois jogos das quartas de final, é do Nova Venécia, que fez uma melhor campanha na primeira fase da competição. Além do título da Copa ES, o campeão garante uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024, enquanto o vice-campeão se classifica para a Copa Verde.
*Com informações do GE.