Saúde

Mistério: Casal apresentou febre, dor e manchas vermelhas e morreram dias depois

Nesta semana, um piloto de automobilismo de Jundiaí, no interior de São Paulo, e sua namorada faleceram após manifestarem abruptamente febre, dores e manchas vermelhas no corpo. Os sintomas surgiram após o casal realizar uma viagem para a zona rural de Campinas, também no interior paulista, e para Monte Verde, um distrito localizado em Camanducaia, […]
Publicado em Saúde dia 11/06/2023 por Alan Corrêa

Nesta semana, um piloto de automobilismo de Jundiaí, no interior de São Paulo, e sua namorada faleceram após manifestarem abruptamente febre, dores e manchas vermelhas no corpo. Os sintomas surgiram após o casal realizar uma viagem para a zona rural de Campinas, também no interior paulista, e para Monte Verde, um distrito localizado em Camanducaia, município mineiro.

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí está conduzindo investigações sobre as mortes e suspeita que as vítimas possam ter sido acometidas por dengue, leptospirose ou febre maculosa, uma doença transmitida por carrapatos.

De acordo com a prefeitura, o órgão municipal recebeu a notificação do falecimento do piloto e empresário Douglas Costa, de 42 anos, na última quinta-feira, dia 8. Ele estava internado em um hospital privado da cidade. A namorada, cujo nome não foi divulgado, também apresentou os mesmos sintomas e recebeu atendimento em uma unidade de saúde na capital paulista, porém não resistiu.

A Vigilância Epidemiológica informou, em comunicado, que, segundo a ficha de notificação, os sintomas iniciaram no dia 3 de junho, com febre, dores no corpo e exantema (manchas vermelhas na pele), evoluindo para um quadro mais grave. Relatos indicam que o casal esteve na zona rural de Campinas antes do dia 3 de junho e em Monte Verde entre os dias 3 e 4 do mesmo mês.

Febre maculosa, dengue ou leptospirose?

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí (SP) está investigando o falecimento de um morador de 42 anos com suspeita de dengue, febre maculosa e leptospirose. O indivíduo estava internado em um hospital privado na cidade, e a informação foi divulgada na sexta-feira (9). A vítima é identificada como o empresário Douglas Costa, de 42 anos. Amigos da família relataram que a namorada do empresário, a dentista Mariana Giordano, também faleceu. No entanto, a Prefeitura de Jundiaí ainda não confirmou essa informação.

Segundo apurações da TV TEM, ambos teriam adoecido após uma viagem e apresentado sintomas semelhantes, como febre e dores no corpo. O sepultamento do empresário ocorreu no Cemitério de Itupeva (SP), enquanto o corpo da dentista foi enterrado na capital paulista, conforme informado por amigos.

De acordo com o registro de notificação do óbito do empresário, os sintomas tiveram início em 3 de junho, manifestando-se com febre, dores no corpo e exantema, e evoluindo para um quadro mais grave. Há relatos de que o morador tenha se deslocado para uma área rural no município de Campinas antes de 3 de junho, e para Monte Verde/MG nos dias 3 e 4 de junho.

As amostras biológicas coletadas serão encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz na segunda-feira (12) para a definição do diagnóstico. Quanto à namorada do homem, ela foi atendida em um hospital em São Paulo.

*Com informações do G1 e Pref. Jundiaí.