Nesta quinta-feira (29), o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma portaria autorizando a abertura de mais 20 vagas de terceiro-secretário para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Essa medida vem após a autorização de mais 30 vagas em março deste ano.
No total, serão oferecidas 50 oportunidades, sendo que 20% delas (10 vagas) serão reservadas para pessoas negras, e 5% (3 vagas) serão destinadas a pessoas com deficiência. As inscrições terão início no dia 6 de julho, a partir das 8h, e encerrarão às 22h do dia 3 de agosto.
O CACD é o primeiro passo para ingressar na carreira diplomática. Os candidatos aprovados iniciam o Curso de Formação de Diplomatas no Instituto Rio Branco, como terceiros-secretários, e passam por treinamentos contínuos para representar o Brasil na comunidade internacional. Ao longo da carreira, os diplomatas podem progredir para cargos de segundo-secretário, primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe, até atingirem o posto de ministro de primeira classe ou embaixador.
Para participar do concurso, é necessário ser brasileiro nato, ter mais de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, e possuir pleno exercício dos direitos políticos. O CACD é composto por três fases eliminatórias e classificatórias.
Na primeira fase, os candidatos realizam uma prova objetiva com questões de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito. Na segunda fase, a prova é dissertativa, abordando questões de língua portuguesa e língua inglesa. A última fase também é escrita e inclui perguntas sobre história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola e língua francesa.
O CACD será conduzido pelo Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). As inscrições poderão ser realizadas através do site do Iades, e mais informações podem ser encontradas no edital do concurso.
*Com informações da Agência Brasil e G1.