Messi tem autismo? Entenda essa história

Esse é um boato que todo ano volta à tona, Messi tem autismo? Oficialmente não, então esse tipo de notícia é tratada como fake news.
Publicado em Esportes dia 18/12/2022 por Alan Corrêa

Esse é um boato que todo ano volta à tona, Messi tem autismo? Oficialmente não, então esse tipo de notícia é tratada como fake news.

Desde 2013, uma fake news ganhou força, principalmente nas redes sociais, a de que Messi teria sido diagnosticado com um espectro do autismo, mas não existe nenhuma prova disso, até mesmo a família do jogador nega esse boato.

Certa vez até Christophe Dugarry, campeão do mundo com a França em 1998, difundiu essa informação falsa.

O que é o autismo

Fita da conscientização sobre o autismo
Fita da conscientização sobre o autismo

O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.

Os sinais do TEA começam na primeira infância e persistem na adolescência e vida adulta. A condição acomete cerca de 1 a 2% da população mundial, com maior prevalência no sexo masculino, e as causas são multifatoriais, com grande influência genética, mas também com participação de aspectos ambientais. Algumas outras condições podem acompanhar o TEA, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, epilepsia e deficiência intelectual, essa com ampla variabilidade.

O tratamento do TEA é baseado em terapias de reabilitação que devem ser direcionadas de acordo com as necessidades de cada pessoa e envolvem equipe multidisciplinar. Os principais objetivos do tratamento são melhorar a funcionalidade social e as habilidades de comunicação e reduzir comportamentos negativos e não-funcionais e, assim, contribuir significativamente para a qualidade de vida das pessoas com TEA e de seus familiares/cuidadores.

Sabe-se que o tratamento precoce tem grande impacto no prognóstico. Ambientes com acessibilidade, educação inclusiva, programas de suporte e a inclusão no mercado de trabalho têm contribuído substancialmente para a melhora da qualidade de vida desta população.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Paraná, Wikipédia, UOL e Forum.