buscar

Mama Cax foi homenageada pelo Google; conheça sua história

A modelo americana-haitiana Mama Cax foi lembrada pelo Google com um doodle nesta quarta-feira (8), mas você sabe quem foi ela?
Publicado em Vida dia 8/02/2023 por Alan Corrêa

A modelo americana-haitiana Mama Cax foi lembrada pelo Google com um doodle nesta quarta-feira (8), mas você sabe quem foi ela?

Mama Cax (cujo verdadeiro nome era Cacsmy Brutus) era uma modelo e ativista haitiano-americana que se destacou por sua defesa da diversidade e do corpo positivo na indústria da moda.

Nascida com uma deficiência que a levou a usar uma perna protética, Mama Cax usou sua plataforma para desafiar os padrões de beleza tradicionais e promover a inclusão em uma indústria frequentemente criticada por sua falta de diversidade.

Mama Cax na Chromat AW19 Climatic

Mama Cax começou sua carreira de modelo em 2015 e rapidamente ganhou reconhecimento por sua abordagem audaciosa e sem desculpas para a moda.

Ela exibia orgulhosamente sua perna protética em editoriais e na passarela, derrubando barreiras e inspirando outras pessoas a abraçarem suas características únicas.

Mama Cax também usou sua deficiência para abordar questões sociais importantes, como os direitos das pessoas com deficiência e o acesso a cuidados de saúde.

Infelizmente, Mama Cax faleceu em dezembro de 2019, aos 30 anos. Apesar de sua morte prematura, sua legado continua a inspirar e impactar a indústria da moda e além. Sua mensagem de amor próprio, confiança e inclusão foi abraçada por muitos e seu trabalho pavimentou o caminho para uma maior representatividade e diversidade na indústria.

Homenagem do Google

Cax era uma figura orgulhosamente não convencional na moda moderna. Ela ganhou um doodle do Google nesta quarta-feira (8).

O doodle na página inicial do buscador homenageia a ativista dos direitos das pessoas com deficiência

A arte na página inicial do buscador homenageia a ativista dos direitos das pessoas com deficiência.

Em homenagem ao Mês da História Negra, o Doodle de hoje celebra a modelo haitiano-americana e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, Mama Cax. Ilustrado pela artista convidada Lyne Lucien, baseada em Brooklyn, Mama Cax é mais conhecida por quebrar as expectativas sobre beleza. A modelo e defensora desfilou orgulhosamente nas passarelas com sua perna protética, muitas vezes desenhada com cores e padrões. Neste dia em 2019, Mama Cax fez sua estreia em uma passarela na Semana de Moda de Nova York.

Mama Cax nasceu Cacsmy Brutus em 20 de novembro de 1989, em Brooklyn, Nova York, e cresceu em Port-au-Prince, Haiti. Aos 14 anos, ela foi diagnosticada com câncer ósseo e pulmonar. Como resultado de seu câncer, ela passou por uma cirurgia de substituição de quadril sem sucesso aos 16 anos, o que resultou na amputação de sua perna direita. No começo, Mama Cax estava deprimida e lutava para aceitar a si mesma com uma perna protética, pois queria que parecesse realista e combinasse com seu tom de pele.

*Com informações do Google.