O preço da gasolina e do etanol estão cada dia mais caros, deixando muitas vezes a gente com medo de usar demais o carro por causa do alto valor dos combustíveis, para quem quer economizar, uma boa solução é o uso do GNV, mas não é em toda cidade que localizamos postos que abastecem com gás natural veicular.
É importante sempre ter a mão a lista de postos de combustíveis que oferecem GNV, isso faz a diferença na nossa viagem, seja no dia a dia ou para programar as paradas estratégicas em nossas viagens. Não basta saber como chegar ao destino com o Waze, precisamos nos preparar para todas as situações.
Através de aplicativos no celular podemos checar onde encontramos o abastecimento com GNV, uma boa ferramenta para isso você encontra baixando o Google Maps, o app está disponível para Android no Google Play ou iPhone na App Store. O download do aplicativo é gratuito e você não paga nada para usá-lo.
A lista de estados está organizada de acordo com a quantidade da população em cada uma das unidades federativas do Brasil, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nos resultados do Google Maps, Waze e outros aplicativos que localizam postos de combustíveis geralmente os nomes dos estabelecimentos são seguidos da sigla GNV. Ajuda fazer a busca por "posto GNV" seguido do nome da cidade, por exemplo, para buscar postos de gás natural veicular em Guarulhos, procure no app por "Posto GNV Guarulhos".
Nas ruas a identificação dos postos que vendem gás natural veicular é fácil, geralmente apresentado na cor azul nos locais de abastecimento, as siglas GNV estão sempre em destaque.
A conversão de combustível para o GNV realmente chama muito a atenção pelos seus números tanto de consumo quanto de preço final.
Este não é um serviço barato, você vai precisar pagar pelo equipamento, mão e obra e taxa para a emissão do novo documento do veículo informando o novo combustível, mas é algo que no longo prazo acaba valendo a pena, ainda mais se você roda muito com seu carro.
No lado positivo, destaca-se claramente a economia de combustível enorme que é gerada no veículo. Além disso também vale ressaltar que o GNV emite menos poluentes que os demais combustíveis do motor a combustão. Agora as partes negativas podem incomodar muitas pessoas. Além de perder um espaço considerável no porta-malas, o motor também acaba perdendo uma média de 3% potência, número esse que antigamente poderia chegar a até 10%. A garantia de seu veículo também pode ser perdida, mas por conta desta tecnologia ser possível em todos os veículos, vale a pena se informar para saber se ocorre a perda ou não da garantia, podendo variar de montadora para montadora.
GNV é o gás natural veicular, um tipo de combustível disponibilizado na forma gasosa. É um combustível extremamente seguro se o veículo for preparado em uma oficina credenciada; os acidentes registrados até hoje são devidos a adaptações realizadas por pessoas não habilitadas.
A queima do GNV é mais lenta que a da gasolina e isso faz com que haja uma demora na queima da mistura ar/GNV, comparado ao tempo da mistura ar/gasolina. Isso requer um adiantamento na ignição para compensar. Nesse caso são usados "variadores de ponto da ignição" que forneceria uma fagulha antes do que normalmente acontecia, dando mais tempo para o GNV queimar. Estes dispositivos são módulos eletrônicos que adiantam o momento da centelha ocorrida nas velas. Uma outra forma também empregada, de forma menos frequente, é a injeção calculada de combustível, em quantidade bem pequena, junto com o GNV, que acelera a ignição do GNV corrigindo o atraso natural de ignição do mesmo, processo que é feito também por um módulo eletrônico denominado Mobmix. Se aproveita a agilidade da gasolina em se queimar, em relação ao GNV, para acelerar a queima do GNV.
Além disso o GNV aguenta uma taxa de compressão maior que a gasolina sem detonar, desta forma, deveriam aumentar a taxa de compressão, caso que nunca acontece, em se tratando de veículos Biflex. O motivo seria que a nova taxa de compressão é adequada ao GNV, mas não ao outro combustível (álcool/gasolina). Com isso se mantém o motor compatível aos dois combustíveis, mas se perde o rendimento superior que um motor usando taxas de compressão maiores traria e que o GNV permite (carece fontes). Isso deixa o GNV subutilizado. Leiam sobre taxa de compressão e melhoramento da eficiência térmica nos motores.
O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...