buscar
Notícias

Lula está em Londres para coroação em hotel que tem diária de R$95 mil

O presidente Lula encontra-se atualmente em Londres para participar da cerimônia de coroação do Rei Charles III, que está marcada para ocorrer no sábado, dia 6.
Publicado em Notícias dia 5/05/2023 por Alan Corrêa

O presidente Lula encontra-se atualmente em Londres para participar da cerimônia de coroação do Rei Charles III, que está marcada para ocorrer no sábado, dia 6.

O presidente Lula está hospedado em um dos hotéis mais luxuosos de Londres, ele e a primeira-dama estão na suíte real, localizada no sétimo andar, juntamente com a primeira-dama dos Estados Unidos.

Segundo informações da Band, a diária da suíte pode chegar a 15.000 libras, cerca de 95 mil reais, informações indicam que é uma cortesia da coroa britânica. Há ainda dúvidas sobre quem está pagando essa conta, se é o governo brasileiro ou o governo britânico, e isso está sendo apurado pela Band Brasília e pela comunicação da presidência.

É importante esclarecer essa questão para o público brasileiro. O hotel fica no bairro de Mayfair, próximo à Embaixada do Brasil, e há quase 100 quartos reservados para a comitiva brasileira.

Coroação

A coroação do rei Charles III e da rainha Camila, agendada para o próximo sábado (6), será realizada na icônica Abadia de Westminster, em Londres.

No dia 8 de setembro do ano passado, Charles, aos 74 anos, tornou-se o novo rei britânico após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que reinou por 70 anos, sendo o maior reinado do trono britânico. O novo rei, cuja trajetória é marcada por um forte engajamento em questões ambientais, conversou com Lula em março, abordando temas relacionados ao meio ambiente.

Como príncipe, Charles visitou o Brasil em quatro ocasiões, todas elas com foco na região amazônica. Agora, como rei, ele será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que tem mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana desde sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. A cerimônia envolverá a ungida com óleos aromáticos, além de músicas e leituras antes de ler o juramento.

A cerimônia terá a presença de centenas de líderes estrangeiros, principalmente dos países do Commonwealth, associação de 56 países dos quais quase todos faziam parte do Império Britânico. Dentre eles, 14 ainda têm o monarca do Reino Unido como chefe de Estado. Para garantir a segurança do evento, 30 mil policiais estarão nas ruas de Londres nos próximos dias.

Em suma, a coroação de Charles III é um momento histórico para o Reino Unido e para a monarquia britânica, com a presença de líderes estrangeiros e a garantia de segurança. O novo rei também traz uma forte trajetória de engajamento em questões ambientais, o que poderá ser um foco de sua atuação como monarca.

*Com informações da Band, Palácio do Planalto e Agência Brasil.