O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi aprovado como candidato ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, de acordo com o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), no fim de semana.
Embora ainda não haja data definida, uma comissão da UNESCO fará uma avaliação presencial do parque. O governador expressou confiança de que os avaliadores ficarão encantados com esse paraíso natural e orgulho de todos os maranhenses.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado a 250km da capital São Luís, é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares, maior que São Paulo.
Conhecido pelas lagoas cristalinas entre as dunas brancas, o parque é gerenciado pelo ICMBio e pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade da UNESCO, atendendo a três critérios: beleza natural, geologia significativa e conservação da biodiversidade.
O dossiê de candidatura foi enviado em 2018 e o título, se concedido, trará mais visibilidade para a conservação da área.
O Brasil já possui sete sítios declarados Patrimônio Natural Mundial: o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na divisa entre Paraná e Argentina; as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; a Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo; as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; além do arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. O Parque dos Lençóis Maranhenses pode se tornar o oitavo dessa lista.
*Com informações do ICMBio, Agência Brasil e Alan Corrêa.