Lei Taylor Swift: projeto quer combater cambistas

A estadia de Taylor Swift no Brasil foi marcada por uma série de eventos atípicos, desde longas filas para a compra de ingressos até confrontos entre os fãs da cantora e os cambistas. Diante dessa preocupante situação, a deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP), coordenadora da bancada paulista da Câmara, propôs um projeto de lei para coibir as ações violentas dos cambistas.
Publicado em Entretenimento dia 26/06/2023 por Alan Corrêa

Lei Taylor Swift: a estadia da cantora no Brasil foi marcada por uma série de eventos atípicos, desde longas filas para a compra de ingressos até confrontos entre os fãs da cantora e os cambistas. Diante dessa preocupante situação, a deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP), coordenadora da bancada paulista da Câmara, propôs um projeto de lei para coibir as ações violentas dos cambistas.

Conhecido como “Lei Taylor Swift”, o projeto busca criminalizar a venda de ingressos por cambistas como uma forma de proteger a economia e garantir a legalidade dos eventos realizados no Brasil. A proposta prevê uma pena de um a quatro anos de prisão, além de multa correspondente a 100 vezes o valor dos ingressos anunciados ou apreendidos pelas autoridades.

Taylor Swift no Brasil: Deputados apresentam projetos de lei para combater cambistas
Taylor Swift no Brasil: Deputados apresentam projetos de lei para combater cambistas

A deputada paulista não foi a única a tomar medidas. O deputado federal Pedro Aihara (Patriota-MG) também apresentou um projeto de lei que torna crime a venda de ingressos por valor superior ao original, além de estabelecer o crime de “cambismo digital”. Essa prática é comum em sites e aplicativos de revenda de ingressos, nos quais os cambistas inflacionam os preços.

Além disso, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), uma das primeiras a se pronunciar sobre o assunto, comunicou em suas redes sociais que enviou um ofício solicitando ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) que investigue as vendas de ingressos para os shows da cantora norte-americana.

Após inúmeras denúncias do público que aguardava nas filas, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil de São Paulo realizaram uma operação para combater a atividade dos cambistas no Allianz Parque, na segunda-feira (19/6). A Operação Ingresso Limpo mobilizou 50 policiais civis e 25 viaturas, resultando na abordagem de 300 pessoas no local.

Como resultado da ação, as autoridades encaminharam 25 suspeitos para a 1ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Consumidor (DIICC). Após interrogatório, os acusados foram liberados. Durante a operação, também foram apreendidos 20 cartões bancários e uma maquininha.

*Com informações do Terra e OGlobo.