Os carros da Lamborghini dispensam qualquer tipo de comentário, afinal, a marca do touro é uma das mais famosas do mundo, sendo que seus veículos são sinônimo de velocidade, luxo e exclusividade.
É inegável que seu modelo Aventador é um dos carros mais rápidos do mundo. Mas e quando o esportivo da Lambo é colocado em uma corrida de um quarto de milha contra um carro elétrico de produção em série como o Tesla Model S? Bem, ao menos em um curto espaço, o esportivo italiano sofre contra o elétrico.
Os testes tanto de arrancada quanto de retomada de velocidade e frenagem foram feitos pelo canal automotivo Carwow, onde Mat Watson dirigiu um Tesla Model S Performance e Yanni do canal Yannimize o Aventador S.
Por parte do Tesla, o mesmo vem com 825 cavalos de potência e 130 kgfm de torque e pesa 2.241 kg. Já o Aventador vem com 740 cv e 69 kgfm de torque, porém pesando 1.625 kg, se fazendo assim uma diferença brutal no peso. Outro fator que vale lembrar é que o Aventador S é quase três vezes mais caro que o Tesla.
Foram realizadas três arrancadas em um percurso de um quarto de milha, sendo que em duas o Tesla saiu vitorioso e em uma houve empate.
Na primeira arrancada, o Tesla fez o percurso em 10.5 segundos enquanto a Lamborghini em 10.8. Na segunda, ambos os carros fizeram em 10.6 segundos e no desempate, saiu vencedor o modelo elétrico com 10.4 segundos contra os mesmos 10.6 da Aventador S.
Vale lembrar que o Tesla conta com todo seu torque de forma instantânea, fazendo com que sua arrancada seja muito superior a de um veículo a combustão como é o caso do Aventador, que precisa atingir um certo nível de rotação para ter seu torque máximo disponível.
Mas não pense que isso significa exatamente que o Tesla é mais veloz do que o Aventador. Em outros dois testes realizados o esportivo italiano levou a melhor sobre o Model S Performance.
No teste de retomada de velocidade com o veículo já em movimento, a Lamborghini saiu atrás, mas passou o Tesla, enquanto no teste de frenagem o Aventador conseguiu parar bem antes do lugar desejado.
No final das contas, é valido dizer que o Tesla conseguiu bater a Lamborghini em uma arrancada, mas não que em um percurso maior o resultado pudesse ser esse mesmo. Mas independente de tudo, já é muito legal saber que o veículo elétrico consegue competir de igual pra igual com um renomado esportivo italiano e ainda custar um terço do mesmo.