O cargueiro KC-390, produzido pela Embraer, foi exibido no salão do maior evento aeronáutico do mundo, o Paris Air Show, realizado em junho de 2019, no mesmo tempo em que a Embraer celebrou 50 anos.
O avião Embraer KC-390 destina-se para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo, é o primeiro de uma série de 28 aviões encomendados pela FAB (Força Aérea Brasileira), e foi oficialmente entregue em 4 de setembro de 2019 na Ala 2, em Anápolis (GO). Trata-se de uma compra estimada em R$ 7,2 bilhões, sendo a aeronave mais tecnológica já elaborada pela marca.
Os KC-390 tem capacidade para transportar cargas e veículos militares, como um tanque médio, levar até 80 soldados ou 66 paraquedistas, realizar operações humanitárias ou de busca e salvamento, evacuação aeromédica, ajuda humanitária e combate a incêndio, além disso, é capaz de abastecer caças no ar. Aos poucos, os 2,5 mil antigos C-130 Hercules da FAB serão substituídos por novos cargueiros.
Com sua exibição no salão de Paris, a Embraer espera emplacar novos contratos mundo afora, mesmo já tendo 80% da sua área comercial comprada pela Boeing.
A nova aeronave multimissão foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.
O maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, é resultado da parceria entre FAB e Embraer, assegurando um novo padrão de aeronave para o emprego militar no cenário mundial. O Presidente da Embraer, Jackson Schneider, realizou o ato formal de entrega da aeronave à FAB. O executivo destacou os resultados positivos da cooperação entre as duas instituições, que perdura há mais de 50 anos.
Durante o evento de entrega do avião para a FAB, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, enalteceu as capacidades operacionais do novo multimissão. A entrega da nova aeronave aconteceu com o tradicional batismo, que contou com a participação do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. O Presidente Bolsonaro também destacou a importância da materialização do KC-390 como um projeto brasileiro.
O programa KC-390 já atingiu marcos como o Certificado de Certificação da Agência de Aviação Civil (ANAC) e a produção da primeira série de aeronaves que ocorreu em outubro de 2018. Até o momento, a campanha de testes em voo ultrapassou 2.200 horas
Dimensões externas:
Dimensões internas do compartimento de carga:
Pesos e capacidades:
Desempenho:
Estrutura:
Propulsão:
Sistemas e equipamentos:
*Com informações da Agência Brasil, FAB, Força Aérea Brasileira e Fantástico.