Juca Chaves deixa esposa e duas filhas

Neste domingo (26), ocorreu o velório de Juca Chaves no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. O artista, que atuava como compositor, músico, humorista e crítico, faleceu na noite anterior aos 84 anos, devido a complicações respiratórias.
Publicado por Alan Correa em Entretenimento dia 26/03/2023

Neste domingo (26), ocorreu o velório de Juca Chaves no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. O artista, que atuava como compositor, músico, humorista e crítico, faleceu na noite anterior aos 84 anos, devido a complicações respiratórias.

Ele estava internado no hospital São Rafael, na capital baiana, por cerca de 15 dias. Segundo informações divulgadas pelo hospital, o artista veio a óbito devido a complicações relacionadas a problemas respiratórios.

Juca Chaves foi um dos maiores nomes da música brasileira, conhecido por sua irreverência e crítica social em suas canções.
Juca Chaves foi um dos maiores nomes da música brasileira, conhecido por sua irreverência e crítica social em suas canções.

“Ele sempre cantou as histórias antes, sempre falou quando um presidente ia sair, sempre soube das coisas. Agora o momento é muito duro, não sei como vai ser, só espero que não seja tão duro como está sendo agora”, desabafou a viúva de Juca, Yara Chaves.

O casal formado pelo artista e sua esposa tinha estado juntos desde 1975 e tiveram duas filhas: Maria Morena e Maria Clara. De acordo com informações da família, Juca foi internado no hospital São Rafael em Salvador há 15 dias e seu estado de saúde piorou gradualmente.

Em uma entrevista para a TV Bahia, Yara revelou que Juca não fazia mais planos para sua carreira artística no futuro. Ele passava seus dias com a família em seu bairro, Itapuã, onde viviam. Junto com sua esposa, assistia a filmes na televisão e, é claro, contava muitas piadas.

“Ele sempre foi muito engraçado. Nós assistíamos a Sessão da Tarde e ele fazia piadas no meio dos filmes”, relembrou a viúva.

O corpo de Juca foi envolvido com o manto do São Paulo, clube pelo qual ele tinha grande paixão e até gravou uma marchinha em sua homenagem. Amigos e familiares compareceram ao velório, que foi seguido pela cerimônia de cremação do artista, que seguia a religião judaica.

Juca Chaves

Jurandyr Czaczkes Chaves, também conhecido como Juca Chaves, foi um renomado compositor, músico e humorista brasileiro, nascido em 22 de outubro de 1938, na cidade do Rio de Janeiro. Ele é mais conhecido por suas apresentações musicais cômicas e satíricas, que abordavam temas políticos e sociais, além de suas letras inteligentes e provocativas.

Uma de suas canções mais famosas é “Presidente Bossa Nova”, lançada em 1964, que zombava do então presidente do Brasil, João Goulart, e da cultura musical que estava em voga na época. A música foi censurada pelo governo militar, mas Juca Chaves continuou a produzir canções de cunho político e social ao longo de sua carreira.

Além de músico, Juca Chaves também é conhecido por seu trabalho como humorista. Ele foi pioneiro na realização de shows de stand-up comedy no Brasil, e seu estilo irreverente e crítico se tornou marca registrada de suas apresentações. Ele também atuou em alguns filmes e programas de TV, sempre mantendo sua veia humorística.

Juca Chaves também é um escritor prolífico. Ele já publicou vários livros, incluindo romances, contos e crônicas. Seu livro mais conhecido é “O Eunuco do Paço Real”, uma sátira sobre a vida na corte portuguesa no século XVIII.

Ao longo de sua carreira, Juca Chaves se tornou um ícone da cultura brasileira, e suas canções e performances ainda são lembradas e admiradas por muitos. Seu trabalho como artista e ativista social o tornou uma figura importante na luta pela liberdade de expressão e pela democracia no Brasil.

Juca Chaves lançou vários álbuns ao longo de sua carreira, gravados por gravadoras renomadas como a Universal Music Group, All Time Records, Alvorada e MAIS. Ele também escreveu o livro “A culpa é do governo! a verdadeira história política do país em música, verso e prosa”.

Infelizmente, Juca Chaves faleceu em 25 de março de 2023, deixando um grande legado na música e no humor brasileiro. Ele deixa duas filhas, Maria Morena Chaves e Maria Clara Chaves.

*Com informações do G1, Terra e Wikipédia.

Alan Correa
Alan Correa
Sou jornalista desde 2014 (MTB: 0075964/SP), com foco em reportagens para jornais, blogs e sites de notícias. Escrevo com apuração rigorosa, clareza e compromisso com a informação. Apaixonado por tecnologia e carros.