Se não queres ser surpreendido quando for buscar seu carro e verificar que o mesmo não está mais no local que você estacionou, é importante conhecer algumas dicas que vão dificultar bastante a vida dos ladrões.
É claro que nenhuma prevenção contra furto de veículo tem garantia de êxito, salvo que tenha um seguro de carro. Mas na medida em que podemos dificultar a ação destes criminosos, fazendo perder ainda que sejam alguns minutos, nosso carro deixa de ser a preferência em face de outros mais vulneráveis.
Os ladrões de carros gostam de agir despercebidos. Ao estacionar o seu carro em um local isolado, em uma área pouco urbanizada ou com fraca iluminação, você está se colocando um cenário propício para operação de um furto. Assim, pois, procure deixar seu carro em local com mais veículos ao redor e com maior trânsito de pessoas.
Você pode não saber a diferença, mas veículos estacionados em linha estão mais seguros do que em perpendicular à calçada. Em linha, um carro atrás do outro, os bandidos ficarão mais visíveis aos olhos de uma patrulha policial, uma vez que em diagonal a visão dos carros fica mais oculta.
Deixe seu carro em uma garagem durante o período noturno para não ficar exposto aos olhares indesejados de quem está planejando um furto. Um lugar fechado sempre representa uma barreira física que é preciso superar, algo que não compensa aos ladrões de carro. Além de que seu carro ficará mais protegido da ação do tempo.
Caso não tenha garagem em casa procure algum estacionamento em sua vizinhança, ou mesmo um vizinho que esteja disposto a compartilhar a garagem. A diferença financeira pode ser pequena se você comparar que um seguro de carro sem lugar para pernoite é mais caro, bem como o sinistro aumenta o valor da apólice.
Mande gravar nas janelas do carro – para-brisa, traseira e laterais – o número da matrícula. Não é uma medida definitiva se o objetivo do roubo for promover um assalto rápido ou vender por peças. Mas tem efeito de dissuasão, pois vai incomodar os ladrões que pretendem roubar seu carro para vender depois.
Outra medida simples, barata e prática, é sempre colocar uma barra antifurto ao sair do veículo. Em geral, as mais seguras são as que bloqueiam o painel estando abraçadas ao volante. É claro que um ladrão experiente saberá desativá-la em poucos minutos, mas isso já é suficiente para inibir a ação deles, ainda mais se houver outros veículos à volta.
Existem algumas barras que inclusive prendem os pedais. Lembre-se de, nestes casos, bloquear o uso da embreagem e, em carros automáticos, o acesso ao freio. Como se tratam de travas grandes, o efeito visual já ajuda bastante para o seu veículo deixar de ser preferido para o furto.
Instale um rastreador de veículo. Exige um investimento maior, mas tem muitas mais garantias de obter seu carro de volta. Você poderá ter acesso às informações da localização do seu carro, sendo que algumas empresas até permitem bloqueá-lo remotamente.
Para quem tem uma moto acaba sendo a solução ideal, uma vez que o custo de um seguro na maioria das vezes financeiramente não compensa.
O alarme automotivo tem uma função visual, quando tem um indicador no para-brisa piscando, e sonora. Ninguém gosta de ficar ouvindo um alarme soando, sobretudo os ladrões, e facilmente a polícia é acionada para verificar o ocorrido. As seguradoras também diminuem o valor da apólice quando existe um alarme instalado.
Cuidado com os carros com abertura por sensor sem chave, pois já existem alguns inibidores a distância que impedem o travamento das portas. Como normalmente esses carros mais modernos vêm com fechamento de janelas automático, deixe as janelas abertas ao sair do veículo para verificar se, de fato, o veículo ficou travado.
Se você não dinheiro para investir na segurança do seu carro, então adote a medida de desconectar o cabo de vela. Sem o cabo de vela o carro não vai funcionar e o ladrão perderá muito tempo para desvendar o problema.
Embora baste abrir o capô novamente para ligá-lo, é uma medida que chama muita atenção e o ladrão pode pensar que o carro não está pegando devido a algum sistema de alarme novo. Só tome cuidado para não desconectar mais cabos, como da bobina, pois para ligar depois tudo na mesma ordem será mais complexo.
Por fim, algumas medidas de prevenção de furto de automóveis são básicas, mas por incrível que pareça muitas pessoas cometem tais erros: