buscar

Humaitá: conheça o programa de Submarinos da Marinha que recebeu visita de Lula

O Submarino Humaitá está passando por testes de imersão dinâmica e em profundidades gigantes lá na costa do Rio de Janeiro! Ele é o segundo de quatro submarinos diesel-elétricos previstos pelo PROSUB e está seguindo o cronograma de testes pra ser incorporado de vez à Marinha.
Publicado em Brasil dia 24/03/2023 por Alan Corrêa

O Submarino Humaitá está passando por testes de imersão dinâmica e em profundidades gigantes lá na costa do Rio de Janeiro! Ele é o segundo de quatro submarinos diesel-elétricos previstos pelo PROSUB e está seguindo o cronograma de testes pra ser incorporado de vez à Marinha.

Depois do “Riachuelo“, o “Humaitá” vai ajudar a proteger ainda mais as águas brasileiras no Atlântico Sul. Demais, né?

Humaitá

Durante o mês de março, o submarino “Humaitá” (S-41) foi submetido a testes de imersão dinâmica e de imersão em grande profundidade no litoral do Rio de Janeiro.

O submarino “Humaitá” está passando por testes antes de ser oficialmente incorporado à Marinha.

Este submarino é o segundo de quatro previstos pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e está passando por testes de aceitação no mar antes de ser incorporado definitivamente ao Serviço da Armada. Assim como o submarino “Riachuelo”, o “Humaitá” será mais um meio naval para proteger as águas jurisdicionais brasileiras no Atlântico Sul.

As etapas de Imersão Dinâmica e em Grande Profundidade são essenciais no processo de construção e treinamento da tripulação de submarinos, pois avaliam a capacidade de mergulho seguro e o nível de prontidão da tripulação. O resultado dessas avaliações consolida mais uma etapa do cronograma até a entrega definitiva do submarino.

Os testes realizados em ambiente operacional no submarino “Humaitá” representam um avanço significativo no âmbito do PROSUB, consolidando-o como um Programa Estratégico para o Estado brasileiro. Além de capacitar mão de obra especializada, o programa eleva o potencial estratégico de desenvolvimento científico e tecnológico do país.

O submarino “Humaitá”, que é o segundo dos quatro submarinos convencionais do programa PROSUB, está passando por testes de imersão dinâmica e em grandes profundidades.

Durante sua visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, o presidente Lula destacou o desenvolvimento do Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB) como um grande avanço tecnológico e estratégico para o país, capaz de projetar, construir e operar seus próprios submarinos. O programa também tem um impacto significativo na economia, tendo gerado cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos e envolvendo cerca de 700 empresas.

Presidente Lula visita o Programa de Submarinos da Marinha

O Programa de Submarinos da Marinha recebe a visita do presidente Lula.

O presidente Lula visitou o Complexo Naval de Itaguaí, localizado no Rio de Janeiro, onde o Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB) está sendo desenvolvido. Esse programa é considerado um grande avanço tecnológico e estratégico para o país, já que permitirá ao Brasil projetar, construir e operar seus próprios submarinos.

Além dos benefícios estratégicos, o PROSUB tem um impacto significativo na economia, tendo gerado cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 700 empresas também estão envolvidas no programa, o que mostra sua importância para o setor industrial do país. A visita de Lula ao complexo destacou a importância desse programa para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil.

*Com informações da TV Brasil, GovBr, Agência Marinha de Notícias e Estadão.