Aqui não estamos falando de qualquer moto que se adapta a disputas de motocross, mas de motocicletas profissionais de competição.
As motos Honda CRF 250R e Honda CRF 250RX, cuja única diferença está na capacidade do tanque e altura do assento, são as grandes campeãs das trilhas.
Os preços são elevados, mas trata-se de modelos profissionais construídas com os melhores e mais seguros materiais existentes no mercado. As duas únicas diferenças entre as duas está na capacidade do tanque 6 e 8,5 litros e na altura do assento 127,5 mm e 97,5 mm, respectivamente.
Como se trata de modelos de competição profissional, vamos colocar todas as especificações técnicas da motorização que as compõe de forma mais detalhada que de costume.
O DNA de campeã está espalhado por toda motocicleta. Partida elétrica, comando de seleção de modo de pilotagem e controle de largada são apenas exemplos que demonstram que a CRF 250RX foi criada para vencer. Aquilo que há de melhor em tecnologia e performance para tornar uma motocicleta imbatível com certeza faz parte do modelo.
Não basta ter muita tecnologia, é preciso que o conjunto seja forte o suficiente para suportar as dificuldades e transpor os obstáculos aos quais será submetida.
Isso a CRF 250RX tem de sobra, até mesmo o grafismo da carenagem é injetado diretamente no plástico para ter mais durabilidade.
A pilotagem da CRF 250RX depende basicamente de três pontos: o guidão da Renthal (Fat bar), a suspensão dianteira Showa e a suspensão traseira Pro-Link Showa. Esses três elementos aliados proporcionam ao piloto a possibilidade de controle total sobre a motocicleta.
A suspensão traseira e o subquadro oferecem o controle e a tração necessários, enquanto que a suspensão dianteira traz mais sensibilidade em relação à via, dando ao piloto mais eficiência na pilotagem.
Para que a performance atinja o seu ápice o motor de duplo comando e as duas saídas de escapamento exercem papel fundamental, chagando a oferecer um ganho de até 9% na potência, além de melhorar o equilíbrio e o centro de gravidade. Para isso também contribui o novo tanque de combustível de titânio inspirado nos modelos HRC.
A tecnologia empregada é fantástica. A começar pelo sistema de partida elétrica que permite ligar o motor com apenas um toque no botão. Mais importante do que isso, entretanto, é a possibilidade de definir o modo de pilotagem de acordo com cada tipo de terreno.
Além disso, e com especial destaque, está o sistema de controle de largada. Quando acionado, ele proporciona o melhor aproveitamento do torque e da tração de partida, colocando o piloto à frente nas competições.
Como se mencionou acima, as dimensões de ambas são praticamente iguais, exceto que a CRF 250R tem capacidade de 6 litros no tanque e altura do assento de 127,5 cm, e a CRF 250RX tem 8,5 litros de capacidade no tanque e a altura do assento é de 97,5 cm.