As duas versões da Honda CBR 1000RR 2019, a Fireblade e a Fireblade SP apresentam avanços tecnológicos herdados das pistas do MotoGP. Os novos modelos são um superesportivo de ficar com “queixo caído”.
A Honda CBR 1000RR Fireblade custa R$ 72.790, enquanto a SP sai por R$ 83.190. O modelo SP é todo colorido, em vermelho, preto, branco e azul, já Fireblade é uma mescla de vermelho, preto e branco.
O visual das CBR 1000RR Fireblade é agressivo e moderno, adota o conceito “Forward-looking lines”. O excelente chassi, em alumínio, proporciona um conjunto bem mais leve e ágil, passando ser a motocicleta esportiva mais leve do mercado. As suspensões são Showa e Öhlins semi-ativas, na versão Fireblade SP.
O motor é um tetracilíndrico de 1.000 cc, 16V, refrigeração líquida, com 191,7 cv a 13.000 rpm de potência e torque de 11,82 kgfm a 11.000 rpm, e, além disso, ficou mais compacto. Isso tudo para mover um peso de apenas 183 kg, sendo 1 kg a menos na versão SP pelo tanque de titânio. O câmbio tem seis marchas e agrega tudo de mais atual na interação embreagem/caixa de marchas. Ainda conta com acelerador eletrônico Throttle by Wire (TBW). O escape é 4x2x1 em titânio.
Equipadas com sistema HSTC (Honda Selectable Traction Control), que responde de imediato aos comandos do acelerador eletrônico e melhora as saídas nas curvas, assim como controle de tração especial com três modos de atuação e o sistema de ABS modulante, que atua de acordo com o HSTC, agindo de forma inteligente, nas rodas traseira e dianteira durante as reduções, além do Wheelie control (anti-empinada) que agora está independente do HSTC e permite um melhor ajuste e gerenciamento para cada piloto.
A CBR 1000RR Fireblade possui freios ABS de disco duplo na frente e simples atrás, com pinças totalmente novas, mais leves e eficientes. Na versão SP, conta com a tecnologia das marcas Brembo.
A versão SP se diferencia pela suspensão dianteira e traseira da Ohlins. A unidade de controle da suspensão recebe as informações de um acelerômetro de cinco eixos, além de outros sensores como de velocidade de rodas e ângulo de curva. O seu sistema pode ser regulado de modo eletrônico pelo painel da motocicleta e ainda conta com seis níveis de ajustes da suspensão, sendo três manuais e três automáticos.
As novas Honda CBR 1000RR Fireblade adota painel de LCD totalmente digital colorido de múltiplos recursos, além das informações do computador de bordo, ele exibe as informações de todos os parâmetros eletrônicos de assistência.
Para melhorar ainda mais, a CBR 1000RR Fireblade tem disponível diversos acessórios. São eles: para-brisa alto e transparente, kit peso do guidão, capa do assento, sistema de engate rápido e kit bolsa traseira. Sendo que cada um possui um preço diferente adicional.