Publicado em 25/11/2022 por Alan Corrêa
Famoso no Brasil por ter sido galã no seriado Chaves, Héctor Bonilla morreu nesta sexta-feira (25), aos 83 anos.
O ator faleceu em decorrência de um câncer no rim direito. Héctor também foi dublador, tendo como trabalhos marcantes participações em versões estrangeiras das animações “Ratatouille” e “Viva — A Vida É Uma Festa”, da Disney. Além dos filhos, Leonor, Sergio e Fernando Bonilla, ele deixa a viúva, a também atriz Sofía Álvarez.
O anúncio foi feito nas redes sociais da emissora Televisa, em que ele também trabalhou como diretor de dramaturgia.
“A TelevisaUnivision expressa suas mais sentidas condolências pelo falecimento do ator Héctor Bonilla. Teatro, cinema e televisão de luto por esta terrível perda. Descanse em paz”.
A Secretaria de Cultura do Governo do México também se manifestou no Twitter.
“A Secretaria de Cultura lamenta profundamente o falecimento do ator Hector Bonilla, graduado pela Escola de Arte Teatral do Instituto Nacional de Belas Artes e Literatura (INBAL) e considerado um dos melhores atores do México. Ele se desenvolveu no teatro, na televisão e no cinema, onde participou de filmes como ‘Rojo Amanecer’ (1989)”.
Diagnosticado com um tumor maligno no rim em 2019, o ator era muito popular no México, onde nasceu em 14 de março de 1939, em Puebla. Ele deixa viúva a também atriz Sofía Álvarez. É pai de três filhos: Leonor, Sergio e Fernando Bonilla. Seu último trabalho como ator foi no filme “Senhor dos Céus”, da Netflix.
Héctor Bonilla estudou artes cênicas na Escola de Arte Teatral do Instituto Nacional de Bellas Artes do México. Foi casado com a atriz Socorro Bonilla, da qual divorciou-se. Posteriormente, casou-se com a atriz Sofía Alvarez (neta da atriz mexicana de mesmo nome). É pai de três filhos: Leonor, Fernando e Sergio Bonilla.
Além de ator, destacou-se como produtor, diretor e músico. Trabalhou em programas de televisão mexicanos, tais como La Cosquilla, Viva el Domingo e a série Vivir Así. Foi um dos fundadores do S.A.I.D. (Sindicato de Actores Independientes).
No Brasil, é conhecido pela participação no seriado Chaves, interpretando a si mesmo, e também pela novela Viviana, em Busca do Amor, de 1978, exibida pelo SBT em 1984, 1987 e 1991.
Recentemente, participou da dublagem da animação Ratatouille em espanhol, onde seu filho, Sergio Bonilla, dubla o protagonista.
Famoso no México por ter atuado em inúmeras novelas, o ator ganhou o coração do público brasileiro ao participar de um clássico episódio do seriado El chavo del ocho em 1979 entitula “Um astro cai na vila”.