Greve Uber e 99: motoristas de aplicativos reivindicam melhorias

Nesta segunda-feira, dia 15, motoristas de aplicativos, como Uber e 99, iniciaram uma greve em todo o Brasil. A principal demanda da categoria é por melhores condições de trabalho e um aumento nos repasses das tarifas das corridas.
Publicado em Trabalho dia 15/05/2023 por Alan Corrêa

Nesta segunda-feira, dia 15, motoristas de aplicativos, como Uber e 99, iniciaram uma greve em todo o Brasil. A principal demanda da categoria é por melhores condições de trabalho e um aumento nos repasses das tarifas das corridas.

A greve, organizada pela Federação dos Motoristas Por Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e pela Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), está programada para durar 24 horas. Estima-se que cerca de 70% dos motoristas de aplicativos em todo o país irão aderir à paralisação.

De acordo com Eduardo Lima de Souza, presidente da Amasp, a greve ocorre devido ao fato de os motoristas de aplicativos estarem recebendo o mesmo valor desde 2016. Ele destacou que, apesar dos aumentos nos preços das peças automotivas, dos veículos e dos constantes aumentos no preço do petróleo, as empresas de aplicativos não acompanharam esses aumentos, resultando na falta de atualização nos ganhos dos motoristas.

Greve de motoristas de aplicativos, como Uber e 99, ocorre em todo o país
Greve de motoristas de aplicativos, como Uber e 99, ocorre em todo o país

“De 2019 para cá as empresas mudaram o sistema de cobrança. Antes, você saía da sua casa para ir para o seu trabalho, por exemplo, você sabia que esse valor informado seria o mesmo que você pagaria. Atualmente não é isso mais, e com isso a taxa cobrada dos motoristas também está sofrendo essa variação. As empresas reajustaram os valores das tarifas para os passageiros, mas não repassaram para os motoristas, fazendo com que o valor de uma corrida chegue até 60% de desconto de taxa. Com isso, os motoristas estão trabalhando longas horas, chegando no final do dia com o lucro muito baixo, fazendo com que ele tenha que trabalhar todos os dias”, lamentou.

Em nota, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) disse que “respeita o direito de manifestação e informa que as empresas associadas mantêm abertos seus canais de comunicação com os motoristas parceiros, reafirmando a disposição para o diálogo contínuo, de forma a aprimorar a experiência de todos nas plataformas”.

Em um comunicado oficial, a plataforma 99 divulgou que está em constante diálogo com os motoristas do aplicativo e implementando programas de suporte voltados para essa categoria.

“Ouvindo e conversando com cerca de 2 mil motoristas todos os meses, a 99 adotou soluções permanentes para incrementar os ganhos no app: foi a primeira plataforma a oferecer a taxa garantida, que assegura aos condutores a taxa máxima semanal de até 19,99%”.

Foi mencionado pelo aplicativo que eles foram pioneiros ao introduzir iniciativas como o Adicional Variável de Combustível, um benefício que incrementa os ganhos dos motoristas à medida que o preço dos combustíveis aumenta.

“Além disso, lançou outros programas como: kit gás; consórcios com taxas mais baixas para a compra de veículo; vantagens no aluguel de carros; o 99Loc, que amplia o acesso à locação de veículos e o DriverLAB, um centro de inovação criado pela 99 para fortalecer o cuidado com o motorista e a redução de seus custos operacionais”.

*Com informações da Agência Brasil.